Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estudos da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) indicam o vestuário como a atividade econômica que mais gera empregos para cada real investido pela iniciativa privada.

Fonte:|zerohora.clicrbs.com.br|

Com que roupa eu vou

As fábricas de vestuário faturam R$ 100 milhões anuais em Erechim

A indústria de vestuário alimenta a economia da região há mais de 40 anos. Porém, foi na última década que o crescimento se tornou expressivo, a partir da abertura de novas confecções, que já totalizam mais de 120 apenas na Região do Alto Uruguai.

O vestuário representa o terceiro setor mais importante de Erechim – polo desta região de 32 cidades. São 2 mil empregados e faturamento superior a R$ 100 milhões anuais. Em receita, o setor perde apenas para os segmentos metalmecânico e de alimentos.

– Considerando que é o segmento que mais emprega no norte do Rio Grande do Sul, a indústria de confecções se coloca entre as maiores do Brasil. Aqui, estão localizadas empresas líderes do setor de jeanswear e produção de lingerie – afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Walmir Badalotti.

O setor de vestuário é dinâmico e exige investimentos permanentes em tecnologia e conhecimento. Portanto, gera novas oportunidades constantes. O melhor é que a indústria não precisa de investimentos exorbitantes para a geração de postos de trabalho, segundo Badalotti. Estudos da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) indicam o vestuário como a atividade econômica que mais gera empregos para cada real investido pela iniciativa privada.

Diversas vezes por ano, as empresas de Erechim recebem comerciantes gaúchos, catarinenses e paulistas, que visitam os showrooms para conhecer as coleções e repor os estoques de suas lojas. Essa movimentação também gera renda para restaurantes, hotéis e prestadores de serviços, pois os visitantes estendem o passeio para os complexos de águas termais da região.

EM UMA DÉCADA, HAVERÁ CERCA DE 1,2 MIL TÉCNICOS PARA A INDÚSTRIA LOCAL

Outra perspectiva otimista de futuro é a abertura do Instituto Federal Tecnológico (Ifet) em outubro. A instituição vai oferecer o curso de Técnico em Vestuário, com turmas de 120 alunos por ano. Em pouco mais de uma década, haverá cerca de 1,2 mil profissionais habilitados a trabalhar na indústria local.

Entretanto, há um obstáculo pelo caminho: a competição com as peças importadas de China, Turquia, Índia e Marrocos, muito mais baratas do que as nacionais. Para enfrentar a concorrência, os fabricantes brasileiros precisam investir em equipamentos industriais, pesquisa e desenvolvimento de produtos, treinamento de pessoal, visitas a feiras nacionais e internacionais e intercâmbio com institutos tecnológicos.

Uma das principais empresas têxteis locais, a JR Meneguzzo se previne da invasão das marcas chinesas com uma política de distribuição que entrega as novidades a cada 10 dias em todos os pontos-de-venda. A estratégia não pode falhar, porque a companhia vende toda a sua produção para o mercado interno.

Entre as marcas fabricadas pela JR Meneguzzo, estão a Index e a Chopper, presentes em 2 mil lojas multimarcas pelo país. Há alguns anos, os jeans da grife Alexandre Herchcovitch também eram tramados em Erechim. As duas linhas de montagem empregam atualmente 400 funcionários e produzem 5 mil peças por dia.

Exibições: 96

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Blanca Lucía Echavarría B. em 23 setembro 2009 às 10:59
Hola José, tus noticias siempre son muy interesantes. Cuando hablas de moda, puedes enviarnos fotografias asi como cuanod hablas de maquinaria?

Mil gracias.

Bianca Echavarria

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço