Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Europa vai financiar produção limpa na área de vestuário

Europa vai financiar produção limpa na área de vestuário

Por: Interface

Com financiamento do programa Life, mantido pela União Européia, está sendo colocada em prática iniciativa que visa reduzir o impacto ambiental provocado pela indústria do vestuário. Batizado de European Clothing Action Plan (Ecap), o projeto terá recursos avaliados em 3,6 milhões de euros pelos próximos anos até março de 2019 E será conduzido pela Wrap (Waste and Resources Action Programme), entidade criada por iniciativa do governo britânico com o intuito de incentivar micro, pequenas e médias empresas a adotarem ações que minimizem o uso de recursos naturais por meio de inovações no design de produtos e técnicas eficientes de produção, além de desenvolver maneiras de reciclar os resíduos da atividade industrial e do consumo que não podem ser evitados.

A intenção do Ecap é conseguir reduzir as pegadas da indústria do vestuário na Europa, em termos de emissão de carbono, consumo de água e geração de resíduos. Para isso, vai trabalhar com marcas, varejistas, fabricantes, usinas de reciclagem, organizações não lucrativas e instituições de caridade até chegar aos consumidores de 11 países que já aderiram à iniciativa: Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Espanha, Suécia, Reino Unido. A expectativa é que mais nações do bloco europeu se juntem ao projeto, e que se consiga atrair também países da Ásia.

Ao longo dos três anos de duração, o plano pretende estimular uma nova maneira de desenvolvimento das coleções, que não envolve apenas as etapas de produção. Os especialistas avaliam que o destino futuro das roupas depende, e muito, de como foram pensadas pelos estilistas. "Até 80% do impacto ambiental de uma peça de vestuário é decidida na fase de projeto. Apenas alguns designers e desenvolvedores de produtos percebem que podem criar uma mudança sustentável através da sua decisão. Como parte do plano, o DAFI está animado para criar uma plataforma de aprendizagem online para designers e desenvolvedores de produtos aprimomararem esse potencial e o design para a longevidade das roupas”, afirmou em comunicado Jonas Eder-Hansen, vice-presidente e diretor de desenvolvimento do Danish Fashion Institute, o instituto de moda dinamarquês.

De acordo com as diretrizes do plano, os produtos deveriam ser especificados para ter vida útil mais longa do que apresentam atualmente e a produção ser pensada em um ciclo fechado que preveja menos roupas destinadas a incineração ou aterros sanitários. O plano inclui, ainda, campanhas que envolvam consumidores no sentido de comprar menos roupas e usá-las por mais tempo. Como isso representaria impacto grande sobre as vendas, faz parte da iniciativa compensar a perda com a implantação de modelos mais eficientes de gestão que promovam o crescimento dos negócios do setor, descreve comunicado da Wrap.

Além da Wrap e do DAFI, a parceria envolve também a britânica Made-By, que atua desde 2004 para melhorar as condições ambientais e sociais dentro da indústria da moda; a Rijkswaterstaat, agência vinculada ao ministério holandês de infra-estrutura e meio ambiente; e o London Waste and Recycling Board (LWARB), que trabalha em conjunto com o prefeito de Londres e a administração a fim de melhorar a gestão de resíduos da cidade.

A perspectiva é de os resultados do Ecap serem sentidos até 2019, reduzindo as 90 mil toneladas por ano em resíduos têxteis e roupas previstas para serem enviadas para o lixo nesse período.

FONTE: GBL JEANS

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço