Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Exclusivo: iFood e Polen fecham parceria para tirar 4 mil toneladas de lixo das praias cariocas

O plano das empresas é equipar todos os quiosques da orla sul carioca com pontos de coleta até 2024.

O iFood e a cleantech Polen fecharam uma parceria que visa retirar mais de 4 mil toneladas de lixo das praias da cidade do Rio de Janeiro. A notícia foi compartilhada com exclusividade a PEGN. O objetivo das empresas é equipar todos os quiosques da orla sul carioca com pontos de coleta voluntários até 2024. Esses espaços serão patrocinados pelo iFood e terão como objetivo ajudar os frequentadores das praias a dar o destino correto para os resíduos gerados pelos banhistas.

Ao todo, serão 325 pontos de entrega voluntários, espalhados por 35 quilômetros de praia. Todos os resíduos serão encaminhados para um centro de triagem, onde serão separados, compactados e vendidos por empresas recicladoras. A Polen usará sua tecnologia de blockchain para transformar essas transações em tokens, que podem ser comprados e vendidos entre as empresas. A expectativa é que as 4 mil toneladas retiradas sejam convertidos em pelo menos R$ 1,7 milhão.

Segundo Renato Paquet, fundador da Polen, a lógica é similar à do crédito de carbono. Empresas compram créditos de cota de reciclagem e repassam os valores para os recicladores. O empreendedor contou a PEGN que as conversas com o iFood começaram no início do ano, quando a companhia anunciou o programa Regenera, de metas ambientais da startup. Foram cinco meses de negociação até a parceria sair. “É como um casamento”, diz Paquet.

O negócio foi fechado em um contrato de três anos, com oportunidade de expansão. Os primeiros testes começarão a rodar no dia 1 de julho, na orla da zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o empreendedor, o iFood será responsável por todo o financiamento da instalação dos pontos de entrega voluntários e da operação de tratamento dos resíduos. “Não é um procedimento barato. O iFood é peça fundamental desse negócio”, diz Paquet.

Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, 17/06/2021
Foto: Reprodução

https://www.institutomillenium.org.br/exclusivo-ifood-e-polen-fecha...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 24

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço