A Semana da Justiça Pela Paz em Casa, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desenvolve ações nas searas jurídica, administrativa e social no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. O foco é tornar o Judiciário, junto com seus parceiros, mais efetivo no enfrentamento a essa problemática. Neste sentido, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Coordenadoria da Mulher (CEM), realiza, até a próxima sexta-feira (10), a Exposição Pioneiras. O trabalho, realizado em parceria com o Conselho Estadual de Cultura, busca reconhecer a importância da participação da mulher nos diversos espaços, além de valorizar seus talentos.
A desembargadora Eulália Pinheiro, primeira magistrada da Justiça Estadual piauiense, supervisora da CEM/TJ-PI e homenageada na exposição, comenta que o projeto valoriza a atuação de várias mulheres que são destaque enquanto profissionais e como cidadãs. “Antes, agradeço por ter sido agraciada com esta homenagem e por fazer parte deste rol de pioneirismo. Entendo que a vida nos exige atitude, e este é o meu desejo de esperança para os nossos tempos e para o futuro”, declarou.
Para a desembargadora, “o legado das pioneiras, que precisa, a exemplo desta exposição, ser revisitado e reconhecido, não por saudosismos ou meras deferências, mas como um lembrete poderoso de que todas nós podemos ocupar todos os espaços, e que temos força, coragem e mérito para ocupá-los”.
A Analista Judicial do TJ/PI, Marinalva Santana, também está entre as homenageadas, pela luta em defesa dos direitos da mulheres Lésbicas. “Sou professora, ativista em direitos humanos, mãe e servidora publica. Sou muitas mulheres em uma. Desde muito jovem, desafino o coro dos contentes”.
A EXPOSIÇÃO
A exposição homenageia 29 mulheres (seis delas in memorian) que se destacaram no Estado do Piauí, no esporte, cultura, direito e outras áreas.
As homenagens – “Post Mortem”
Amélia Beliváqua
Esperança Garcia
Francisca Trindade
Jovita Feitosa
Luíza Amélia de Queiroz
Maria da Inglaterra
As homenagens – “Mulheres pioneiras em vida”
Dora Parentes
Elizabeth Aguiar
Elvira Raulino
Enedina Gomes dos Santos
Eulália Pinheiro
Fátima Campos
Fides Angélica
Francisca Kariri
Iracema Santos Rocha
Josefina Costa
Marinalva Santana
Niède Guidon
Regina Sousa
Sarah Menezes
Teresinha Alcântara
Waltânia Alvarenga
Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI
https://www.tjpi.jus.br/portaltjpi/tjpi/noticias-tjpi/exposicao-pio...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI