A farmacêutica belga Solvay comprou a francesa Rhodia, grupo industrial internacional na área química, por 3,4 mil milhões de euros.
A Solvay, empresa farmacêutica fabricante de carbonato de sódio, e que vendeu uma unidade de medicamentos há um ano, acordou comprar a francesa Rhodia, especializada na área química, por 3,4 mil milhões de euros em dinheiro. O objectivo é acrescentar à empresa produtos químicos especiais e diversificar a sua carteira de investimentos.
Os accionistas da Rhodia irão receber 31,6 euros por acção, 50% a mais que o preço de fecho das acções da Rhodia no dia 1 de Abril, declarou a Solvay hoje. Incluindo a dívida, o negócio acorda um valor da empresa de 6,6 mil milhões de euros.
A Solvay, que abandonou a indústria farmacêutica com um negócio de 5,2 mil milhões de euros, investiu na Rhodia após ter sido ultrapassada pela
Dupont este ano, na compra do produtor de ingredientes alimentares Danisco.
O CEO da Solvay, Christian Jourquin, procura diversificar as áreas de investimento da Solvay e a aquisição da Rhodia irá criar uma receita de 12 mil milhões de euros para a empresa, 40% gerada nos mercados emergentes.
“Esta era provavelmente a único investimento correcto que eles [a Solvay] podiam ter feito, pois no espaço europeu este é um dos poucos mercados em que vale a pena investir, entre muitos outros. As duas empresas juntas têm uma melhor exposição aos mercados emergentes e uma carteira de produtos mais balançada”, disse Jan Hein de Vroe, analista no
ING Group em Amesterdão.
A Solvay estima a possibilidade de duplicar os seus lucros para quase 2 mil milhões de euros.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI