Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Figurinos de Lacroix para os palcos ganham exposição em SP

Fonte:|moda.terra.com.br|

Rosana Ferreira


Nem o fantasma da moratória declarada em maio passado, tira o brilho das criações de Christian Lacroix, que ganha exposição a partir do dia 24 de agosto no Museu de Arte Brasileira da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo. Em parceria com o Centre National Du Costume de Scène (CNCS), em Moulins, França, Christian Lacroix - Trajes de Cena vai até o dia 1º de novembro como parte dos eventos do Ano da França no Brasil.

A mostra foi idealizada em 2007 para comemorar os 20 anos da maison de alta-costura, que no momento negocia a continuidade de suas atividades. Com curadoria de Delphine Pinasa, a exposição tem cerca de 100 trajes e 80 desenhos originais criados por Christian Lacroix para óperas, balés e peças, como Fedra, de Racine, para a Comédie-Française, Paris, 1995, pela qual o estilista recebeu seu primeiro Molière; Cosi Fan Tutte, de Mozart, para Théâtre de La Monnaie, Bruxelas, 2006; Carmen, de Bizet, criada para Arène de Nîmes, 1989; Sherazade, balé de Blanca Li, para a Opéra National de Paris, 2001. Também fará parte da mostra croquis e vídeos.

Trata-se de um belo passeio pelo imaginário de Christian Lacroix, conhecido por sua maestria em lidar com cores, formas e volumes, neste caso para vestir cantores, bailarinos e atores e dar vida a personagens das mais variadas obras apresentadas em famosos palcos internacionais. É a segunda vez que a Faap apresenta um exposição de Lacroix. Em 1997, houve um desfile e uma exposição com as criações de alta-costura do costureiro, que veio ao Brasil para o evento. Dessa vez, ele não virá.

Dificuldades
A crise financeira mundial não poupou o mundo do alto luxo. Pelo menos foi essa a justificativa da casa de alta-costura Christian Lacroix, propriedade do grupo americano Falic, para se declarar em moratória em maio passado. Detalhe: a maison nunca deu lucro em 22 anos de história.

Lacroix já se reuniu com o Ministro da Indústria da França, Christian Estrosi, para tentar salvar a sua marca que está à beira de fechar as portas. E também recebeu acenos da Bernard Krief Consulting, especializada em comprar empresas à beira da falência, que planejaria aumentar as vendas em cinco vezes nos próximos cinco anos. O grupo italiano de investimentos Borletti também propôs a continuidade da marca mediante acordo para o lançamento de uma linha prêt-à-porter mais luxuosa. Uma decisão sobre a compra da grife deve sair até setembro, caso contrário poderá fechar as portas definitivamente.

Christian Lacroix - Trajes de Cena
Museu de Arte Brasileira - MAB
R. Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo, SP
De terças a sextas, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Entrada franca

Exibições: 76

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço