Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fiscais do Ipem apreendem cerca de 4 mil produtos dos 115 mil analisados na operação "Feliz Natal

Fiscais do Ipem apreendem cerca de 4 mil produtos dos 115 mil analisados na operação "Feliz Natal"

Plantão | Publicada em 09/12/2010 às 16h12m

Rio - Fiscais da diretoria de Metrologia Legal e da diretoria de Qualidade do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) realizaram durante duas semanas, a operação "Natal Feliz". Eles visitaram lojas de varejo e shoppings para verificar se brinquedos, lâmpadas, roupas, panetones, azeites e frutas cristalizadas, entre outros produtos, estavam sendo comercializados dentro das normas técnicas exigidas por lei.

Durante esse período foi verificado um total de 115.274 brinquedos, sendo que 4.012 foram apreendidos ou acautelados. As principais irregularidades encontradas foram à falta do selo de qualidade do Inmetro e a identificação da faixa etária nos brinquedos para manuseio das crianças. Os fiscais registraram ainda, erro em 2.532 lâmpadas natalinas das 20.969 fiscalizadas, sendo a falta de indicação da tensão das tomadas e a identificação do importador do produto, o mais constante.

O Ipem lembra que nos produtos embalados como nozes, passas, bacalhau e panetones, o consumidor deve conferir na hora, em uma balança do próprio supermercado, o peso do produto que está levando.

- Se a diferença for muito grande, mesmo com uma balança comum é possível verificar a irregularidade. Por exemplo, se o produto apresentar peso igual ao informado na embalagem é sinal de que há algum problema, pois o peso da embalagem deve ser descontado do total. A necessidade de se verificar o prazo de validade do produto também deve ser considerada - explicou a presidente do Ipem, Soraya Santos.

Para ela, é importante que o consumidor participe da fiscalização. Para isso, basta que ele ligue, em caso de dúvida em relação a algum produto, para a ouvidoria do Ipem/RJ através do 0800.282.3040 e faça sua reclamação. Para garantir que o consumidor leve para casa somente produtos certificados e dentro das normas legais, a presidente do Ipem/RJ dá alguma dicas importantes: no caso dos brinquedos, que nessa época do ano tem uma grande procura, é necessário que alguns detalhes sejam observados, como por exemplo, se ele possui impresso na embalagem a faixa etária da criança para seu manuseio e instruções de montagem e uso. Além disso, é importante retirar das embalagens os grampos e sacos plásticos, evitando assim acidentes.

Nas roupas, é necessário que haja a identificação da composição têxtil do vestuário. Já nos produtos embalados, observe sempre a validade do produto e se ele está violado. Ela lembra também que no caso dos produtos importados, todos devem trazer impresso nas embalagens às informações em português.

Os lojistas que tiveram produtos apreendidos terão o prazo de dez dias para apresentarem a nota fiscal de origem e compra do produto, caso contrário, poderão ser autuados ou receber multa que variam de R$ 10 mil à R$ 60 mil. Já os consumidores com qualquer tipo de dúvidas podem ligar para a ouvidoria do órgão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e atende pelo telefone 0800.282.3040.

FONTE: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/12/09/fiscais-do-ipem-apreende...

Exibições: 74

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço