Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Workshop apresenta tendências de regulamentação em Nanotecnologia

Workshop apresenta tendências de regulamentação em Nanotecnologia

Apresentar as tendências mundiais de regulamentação da Nanotecnologia e obter informações sobre o desenvolvimento dessa inovação no setor têxtil brasileiro e europeu. Essa é a proposta do workshop, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no dia 09 de dezembro (quinta-feira), em São Paulo.

No seminário, os representantes de mais de 120 empresas do setor têxtil e de confecções terão a oportunidade de participar das discussões sobre o marco legal nessa área, tanto no cenário internacional como no nacional. O uso da Nanotecnologia chegou para ficar. De acordo com a última edição da pesquisa Sondagem de Inovação, elaborada pela ABDI, 11% das grandes empresas consultadas afirmaram estar trabalhando com projetos na área de nanotecnologia e 5% delas já utilizam nanopartículas em algum produto ou processo inovativo.

O workshop faz parte das ações do Projeto de Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), executado pela ABDI, em parceria com a União Europeia. Para o evento, o PAIIPME promove a participação do diretor do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (Citeve) de Portugal, Braz Costa. Ele falará sobre as tendências de nanotecnologia na Europa, focando a apresentação na questão do marco legal.

A programação do workshop prevê ainda palestra do especialista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Edson Bittencourt, que fará exposição sobre a situação atual da nanotecnologia no Brasil. Participam ainda do evento o diretor de Tecnologias Inovadoras do MDIC, João Lanari, a coordenadora de inovação da ABDI, Rosane Marques, além de Renato Leme, superintendente da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) – parceira na organização do workshop.

Como parte da missão técnica financiada pelo PAIIPME, o especialista português visitará uma empresa em Santo André (SP) e conhecerá as fábricas brasileiras de têxtil localizadas em Paulínia (SP) e Americana (SP). Ele fará um diagnóstico com sugestões para um planejamento estratégico e tecnológico voltado para uma atuação mais competitiva pelas empresas. “O Brasil precisa conhecer as iniciativas em nanotecnologia no mundo para aplicar essa tecnologia com toda segurança possível nos produtos brasileiros. A questão da regulamentação também será debatida com os setores de cosméticos, plásticos e fármacos”, esclarece a diretora do PAIIPME, Patrícia Vicentini.

Nanotecnologia aplicada ao setor têxtil – A nanotecnologia no setor têxtil tem características específicas e se aplica basicamente em dois processos distintos: diretamente na produção das fibras ou nos insumos têxteis utilizados durante a fase de beneficiamento do tecido. O gerente de Infraestrutura e Capacitação Tecnológica da ABIT, Silvio Napoli, informa que em ambos os processos a “roupa passa a ser um condutor de vantagens tecnológicas”. O tecido pode ficar, por exemplo, mais resistente a sujeiras e manchas e conter protetores contra raios ultravioletas. “É possível ter a aplicação da nanotecnologia buscando benefícios que conferem qualidade à roupa, proporcionando mais conforto, permitindo transpiração menor e até mesmo, usando material fino, podem proteger contra o frio”, exemplifica o gerente. “A discussão sobre regulamentação e o acesso à informação sobre nanotecnologia é fundamental para a indústria brasileira de têxtil buscar formas de agregar valor aos produtos produzidos aqui e fortalecer a cadeia de exportação”, acrescenta.

.[ Workshop de Nanotecnologia, no dia 09 de dezembro, das 9h ás 12h30, no Auditório da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) , Rua Marquês de Itu, 968 - Vila Buarque • CEP 01223-000 - São Paulo - SP Brasil].

FONTE: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=139977

Exibições: 99

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço