O segmento de vestuário infantil cresce, em média, 6% ao ano e ocupa uma fatia equivalente a 15% no faturamento total do setor têxtil. Em meio a toda essa demanda, as confecções e empresas que atendem a esse nicho de negócios procuram investir em inovações para ganhar o gosto dos pequenos e de seus pais. Este investimento pôde ser visto durante a 36ª edição da FIT 0/16, Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil e Bebê, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de janeiro, em São Paulo.
|
|
Camiseta do personagem Dinotrem, com proteção contra líquidos nas mangas |
A GBaby Licenciados, por exemplo, participou da FIT pela terceira vez e, nesta edição, lançou a coleção Dinotrem, especialmente desenvolvida para meninos de 1 a 8 anos. Além das peças contarem com o licenciamento do desenho animado, as camisetas de manga longa desta linha possuem uma tecnologia inusitada: algumas partes são revestidas por teflon®. Desta forma, qualquer líquido que cair na roupa não penetrará no tecido. Segundo Mahiz Rigotto, estilista da confecção, essa característica aumenta a vida útil da peça. Outros materiais diferenciados também foram usados pela marca como a malha orgânica, voltada para alérgicos ao algodão comum.
|
|
Linha da Marisol com dispositivo luminoso de LED |
A ação de aplicar tecnologia no vestuário não foi isolada. Estreando na feira, a Marisol trouxe sons, luzes e fragrâncias à tona. Para a agitação do dia, um componente luminoso de LED foi aplicado às camisetas femininas e masculinas. Assim, quando a criança se move, a estampa acende, conferindo um efeito 3D. Dispositivos sonoros também foram usados nas peças. Já para dormir, a marca aposta em pijamas com essência de erva doce para acalmar a garotada. Ao contrário do esperado, após a lavagem, a intensidade do perfume só aumenta. Roberto Keiber, diretor executivo da Marisol, explica as novidades. “Essa coleção é um trabalho da nossa área de inovação e estudo para desenvolver produtos diferenciados do restante do mercado”, enfatizou.
Com foco no público juvenil e inspirada no Estado da Califórnia (EUA), a nova linha da Cobra D’ água frisou a importância da sustentabilidade para o mundo e para as gerações futuras. Intitulada como “Save The Future”, a coleção trouxe camisetas feitas com fibras provenientes de garrafas pet. As bermudas foram confeccionadas
|
|
Roupão térmico com proteção UV da Biramar Baby |
com Neostrike, tecido que confere maior leveza e melhor toque às peças.
As tecnologias não foram as únicas novidades das marcas infantis. Para além das inovações, a Biramar Baby iniciou uma parceria com a grife da famosa estilista britânica Laura Ashley. Com o acordo, a confecção produz enxovais para bebês feitos com fios egípcios e com a assinatura da boutique da designer. Thayane Ramalho, estilista da empresa, explica como aconteceu a junção. “Sempre admiramos o trabalho da Laura e há anos estávamos tentando contato com a boutique, mas só há oito meses foi que conseguimos dar início a uma ação conjunta”, comemora Ramalho. Na área de vestuário, a Biramar lançou roupões térmicos com proteção UV, que filtra 98% dos raios solares.
O Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela ABIT em parceria com a Apex-Brasil, trouxe para a FIT a compradora internacional Litze Acevey Claire. Vinda da Bolívia, a compradora demonstrou animação durante sua visita à Feira. "São roupas muito bonitas. Gostei das modelagens e estampas", afirmou.
|
|
Litze Acevey Claire, compradora da Bolívia |
Comprovando a expansão do mercado infantil de vestuário, a 36ª edição da FIT 0/16 atingiu R$ 200 milhões em negócios. Dieter Wolfgang Brockhausen, sócio diretor do evento, comemorou o sucesso da feira. “A maior prova do crescimento e fortalecimento do Salão é a participação de grandes marcas”, afirmou o executivo.
A 37ª FIT 0/16 já tem data marcada e deve acontecer de 19 a 22 de junho de 2011, no Expo Center Norte, em São Paulo. A edição contará com a exposição de 180 marcas de todo o País, que apresentarão as coleções primavera-verão 2011/2012.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI