Fonte : [ Sindetec - Informativo on-line : www.sinditeconline@sinditec.com.br ]
Em preparação para a chegada do inverno, o setor têxtil começa a se preocupar com o abastecimento. A produção de sintéticos e tecidos para costura de casacos esportivos não deve acompanhar por muito tempo o crescimento do consumo no Brasil, segundo a ABVTEX (Associação do Varejo Têxtil), que reúne as grandes redes do país, informa a coluna Mercado Aberto, assinada por Maria Cristina Frias (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal Folha de São Paulo.
"Jeans, malharia e tricô nós até temos. O sintético, para produzir jaquetas, é o mais crítico", diz Sylvio Mandel, presidente da entidade.
Há um descompasso entre o crescimento do varejo e o da indústria, segundo Mandel. "A expectativa de alta do PIB em 2010 é de 7,5% enquanto o volume de vendas do varejo avançou 11,9% de janeiro a novembro."
Medidas protecionistas, como a elevação de barreiras a importados, agravam a questão, segundo Mandel, que se prepara para levar a Brasília pedido para que o governo não dificulte a entrada de itens estrangeiros.
Comentar
Será esse o motivo do governo não confiar nos executivos texteis? Pois segundo o Sr. Mandel " a elevação de barreiras a importados,agravam a questão , no dia seguinte a industria reclama das importações que prejudicam a produção local. É o "samba do crioulo doido" ou é realmente falta de vergonha o na melhor das hipóteses de planejamento?
Será que a economia aqueceu sómente neste inicio de ano?De outro lado, será que a industria nacional não tem condições de se preparar mesmo a curto prazo ou quem sabe produzir substitutos para suprir o varejo, como nos informa o Sr.Mandel?
solucao industrializar mais os setor e nao comprar pronto ?Esta e uma questao muito polemica porque alguem sempre quer levar vantagem,espero que logo se resolva pois a desindustrializaçao do setor textil no brasil esta acontecendo,nao somentente pelas importaçoes mas tambem pela alta taxa tributaria e juros altos.
complicado
"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"
A industria têxtil vai mal por conta das importações, (bandeira de muitos) se não importar, o varejo não vai ter o que vender.
"Sinuca de bico"
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI