Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Giro SENAI Moda Tecnologia apresenta as inovações e tendências do mercado de produção a empresários dos setores têxtil e de confecção

Fonte:|revistafator.com.br|

Palestras gratuitas serão em Petrópolis, Friburgo, Itaperuna e Barra Mansa

O SENAI Moda, centro de inteligência em moda do Sistema FIRJAN, apresenta o Giro SENAI Moda Tecnologia 2009, circuito de palestras gratuitas sobre Inovação e Conceitos em Tecnologia. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas dos setores têxtil e de confecção fluminense. Mais de 250 empresários terão acesso às informações. O evento começa por Petrópolis (19/08) e percorrerá, também, as cidades de Friburgo (20/08), Itaperuna (25/08) e Barra Mansa (01/09). O encontro terá duração de, aproximadamente, duas horas em cada localidade e será conduzido pelos profissionais Joaquim Antônio de Souza Ribeiro, responsável pela área de Tecnologia do SENAI Moda, e Leonardo Fernando Santoro, analista técnico de confecção. Os empresários interessados em participar do Giro SENAI Moda Tecnologia 2009 em Friburgo, Itaperuna e Barra Mansa podem se inscrever pelo 0800 0231 231 ou pelo e-mail faleconosco@firjan.org.br . As inscrições para Petrópolis já foram encerraradas.

“O SENAI Moda expõe o que é utilizado de mais moderno em tecnologia dentro da cadeia produtiva têxtil e de confecção. É importante salientar aos empresários destas regiões que podemos ajudá-los a alavancar a aplicação desta tecnologia em suas indústrias. Prestamos consultoria personalizada desenvolvendo projetos específicos para as empresas”, revela Cristiane Alves, gerente do SENAI Moda.

A abertura do evento caberá ao Sindicato da Indústria de cada localidade. Destaque para peculiaridades de cada região, com enfoque em quatro grandes temas: materiais e insumos; maquinários e equipamentos; sistemas produtivos e planejamento da produção. “O direcionamento temático será por pólos de atuação, Petrópolis com enfoque na produção de malhas; Friburgo em lingerie e moda praia; Itaperuna lingerie noite e Barra Mansa, multisetorial. A proposta é mostrar o que há de mais moderno e o que pode ser utilizado para atender as necessidades locais”, afirma Joaquim Ribeiro.

Conteúdo das Palestras - Materiais e Insumos: serão apresentadas as tendências, o que já foi aplicado no mercado internacional e o que pode ser adaptado à produção brasileira, como, por exemplo, matéria-prima ecológica, fios de cobre e de prata que geram energia e tecidos que transferem luminosidade. “No Estado do Rio algumas confecções de lingerie utilizam a fibra de bambu e a proteção UVB. Mas ter a preocupação ecológica em todo o processo ainda é muito caro, eleva o custo do produto final. O importante é que os produtores tenham acesso a estas informações e saibam que podem – e o quanto – dispor delas”, afirma Joaquim Ribeiro.

Maquinários e Equipamentos: modelos de máquinas de costura e de corte computadorizado serão os assuntos centrais. “Muitas vezes as tendências da moda implicam em mudanças e adaptações de equipamentos. O SENAI Moda possui expertise para prestar consultoria capaz de equilibrar custos e interesses dos empresários diante do cenário atual”, destaca Joaquim Ribeiro.

Sistemas produtivos: definição de negócios distintos e adequação das melhores linhas de produção para empresas que estão em busca de qualidade; para as que estão à procura de melhor preço e aquelas que prezam ambos. “É preciso avaliar o tipo de negócio que se tem e como ser produtivo, ter competitividade”, analisa Joaquim.

Planejamento da produção: o palestrante mostrará como a indústria da moda inovou e já utiliza o código de barras 2D (duas dimensões), um avanço para identificar um produto. “Cada peça tem seu próprio DNA o que evita problemas no controle de estoque, por exemplo, e pode acessar imagens do celular. Este código é capaz de fornecer todas as informações desde a produção na fábrica até auxiliar no controle de estoque”, afirma Joaquim.

Giro Tecnologia Petrópolis: 19 de agosto, às 09h, no Auditório da ARTE, no Centro de Moda – Rua 24 de Maio nº 02, Centro. | Giro Tecnologia Friburgo: 20 de agosto,às 19h , Auditório do SENAI - Rua Prefeito José Eugênio Muller nº 220 – Centro. Giro Tecnologia Itaperuna: 25 de agosto, às 18h, no Teatro do SESI – Av. Deputado José de Cerqueira Garcia nº 883 – Bairro Presidente Costa e Silva, Giro Tecnologia Barra Mansa: 01 de setembro, às 13h, Auditório do SENAI – Rua Senhor do Bonfim nº 130 – Saudade.

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço