Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Grupo Cogna: nuvem impacta educação de mais de 3 milhões de alunos

Digitalização da área de cobrança reduz inadimplência ao simplificar e humanizar negociação de dívidas.

Rodrigo Cavalcanti, do Grupo CognaRodrigo Menezes Cavalcanti, vice-presidente de Experiência e Tecnologia da Cogna Educação, durante o IT Forum Salvador (Imagem: GN2 Conteúdo)

A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento e crescimento de qualquer nação. Ela não apenas prepara os indivíduos para se tornarem cidadãos produtivos e informados, mas também desencadeia um ciclo virtuoso que impulsiona o progresso econômico e social de um país.  

Ao fornecer acesso a conhecimento, habilidades e oportunidades de aprendizado, a educação capacita jovens e pessoas de todas as idades a alcançarem seus potenciais máximos, tornando-se agentes ativos de mudança e inovação. Este é o propósito da Cogna Educação, organização educacional formada por instituições como Kroton, Saber e Vasta Educação/Somos Educação. 

Com o objetivo de garantir a retenção e o desenvolvimento de mais de 3 milhões de alunos, desde a educação básica ao Doutorado, sendo mais de 1 milhão de alunos somente no ensino superior, a Cogna Educação decidiu reestruturar a área de cobrança, apoiada no projeto “Estratégia de Crédito, cobrança e risco” – vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2023, promovido pelo IT Forum, que levou à vitória de Rodrigo Menezes Cavalcanti, vice-presidente de Experiência e Tecnologia da Cogna Educação, do Grupo Cogna, na categoria Educação. 

A iniciativa contou com as participações das áreas de TI, Operações, Finanças, Marketing, Administrativo, Jurídico, Comercial, Fiscal e Impostos. 

Cavalcanti assumiu o cargo em março de 2023, em caráter interino, e trouxe na bagagem uma experiência diversa valiosa adquirida ao longo dos 12 anos na companhia, em variadas funções em áreas em que pode usar seus conhecimentos em Finanças, Marketing e Vendas, sempre esteve apoiado na tecnologia.  

“Em 2020, iniciei a jornada de digitalização do atendimento, e a liderança do programa de transformação digital da companhia”, conta o executivo que foi responsável pelo planejamento e desenvolvimento do Ensino a distância da empresa. 

O executivo se define como um profissional de negócios, apaixonado pelos benefícios proporcionados pela tecnologia, capazes de mudar o rumo dos negócios de qualquer empresa. Ávido por conhecimento, vem intensificando a participação em eventos importantes de tecnologia do mercado, que inclui o IT Forum.

Alunos no centro da transformação 

O coração do projeto foi a reestruturação da área de Cobrança, que precisava modernizar processos com o objetivo de gerar negociações de dívidas dos alunos de maneira simplificada, de fácil acesso e humanizada. 

A simplificação veio por meio da nuvem para a qual o atendimento foi migrado, facilitando a comunicação a qualquer hora e lugar.  A estrutura da plataforma se tornou ágil por meio da contratação em cloud de Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS), e Software as a Service (SaaS). 

De acordo com Cavalcanti, o trabalho de reestruturação promovido na área de Cobrança, entre 2019 e 2022, contribuiu diretamente para a melhoria dos principais resultados da companhia. Entre eles, o aumento da retenção de alunos, melhora da experiência dos alunos, e redução significativa do prazo médio de recebimento 

“Criamos alertas para vencimento de boletos, ações de cobrança automatizadas, sempre com visão de prestação de serviços, por meio de apps e chatbot em WhatsApp para facilitar a renegociação da dívida, sem nenhuma participação humana”, relata. 

“Continuaremos na jornada de digitalização, preocupados em ajudar a desenvolver a melhor versão de cada um dos alunos, expandindo o aprendizado em modelo híbrido, que inclui ensino presencial e a distância. E estou falando de 2,7 mil cidades do Brasil. Perseguimos a meta de acelerar o sucesso dos alunos, ampliando as chances de concluir sua formação, apoiada no modelo voltado ao mercado de trabalho”, dá o seu recado o VP da Cogna Educação. 

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Author Photo

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço