Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Hugo Chaves morreu... Ontem a noite ja estavamos desconfiadas!!!


Sordidez sem limite – A chance de Hugo Chávez ainda estar vivo é nula, diante do quadro de septicemia para o qual evoluiu a infecção pulmonar contraída após a cirurgia para conter a metástase de um câncer diagnosticado como sarcoma. Durante a cirurgia, que durou seis horas, Chávez sofreu uma grave hemorragia, possivelmente como consequência dos efeitos do sarcoma.
As notícias oficiais divulgadas até agora são contraditórias, o que provoca uma enxurrada de especulações, mas é importante destacar que nenhum paciente debilitado suporta uma septicemia por muitas horas. A septicemia é uma infecção generalizada que sai do controle dos médicos, espalha-se por todos os órgãos e leva a óbito.
Enquanto o povo venezuelano acredita no que vem sendo divulgado pelo núcleo duro do Palácio Miraflores, a movimentação da cúpula do governo de Caracas está toda em Havana. O vice-presidente, que chegou à capital cubana na última sexta-feira (28), prometeu voltar à Venezuela na quarta-feira (2), mas continua lá. Adán Chávez, irmão mais velho de Hugo Chávez e governador reeleito do estado de Barinas, desembarcou em Cuba na quarta-feira, onde conversou com os médicos e reuniu-se com Maduro.
Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, que deve ser reeleito para o cargo no próximo sábado (5), também está em Havana. Cabello se reuniu com os outros políticos venezuelanos que se encontram na ilha caribenha, pois independentemente do fato de Chávez ter declarado que Nicolás Maduro é seu herdeiro político, o presidente da Assembleia Nacional também cobiça a presidência do país latino-americano.
Em Cuba, assistindo ao circo que se montou em torno de um cadáver, também estão muitos outros familiares de Chávez, entre eles o genro Jorge Arreaza, que é ministro de Ciência e Tecnologia. Arreaza tem informado no microblog que mantém no Twitter que o quadro de saúde do ditador é estável. O que não condiz com a realidade.
A notícia final será dada no momento em que as autoridades que estão em Cuba entenderem ser o melhor. Nesse cenário sórdido há um sem fim de interesses, inclusive de outros países, pois não se deve esquecer que a Venezuela é atualmente o maior produtor de petróleo do planeta. Uma guerra civil deflagrada a partir da notícia da morte de Chávez, entre seguidores e adversários do tiranete bolivariano, poderá parar o planeta.
Nos bastidores das negociações que ocorrem em Havana estão graduados representantes dos governos da Rússia, China e Irã. Até mesmo o governo cubano tem muitos interesses nas negociações, pois afinal Chávez transformou-se nos últimos anos na única cornucópia que abastecia os cofres da ditadura dos irmãos Castro. Como se fosse pouco, mais da metade das reservas monetárias da Venezuela está depositada no exterior, sem contar o dinheiro desviado.
A farsa que tentam sustentar a todo custo não demorará muito para ser desmontada, pois em algum momento uma informação, por menor que seja, há de vazar. E isso acontecendo, não haverá mais como segurar o que alguns já sabem e milhões desconfiam.
        

Esse texto foi escrito ontem a noite ou ante ontem por Beth D'Almeida uma amiga de infancia para mim apreciar.. e ainda ficamos discutindo o que vira agora....

Exibições: 5271

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Silvia Martinewski de Mattos em 5 março 2013 às 19:49

 Puxa a vida , fiquei imprecionada com o numero de acessos que esse meu artigo trouxe. E le foi postado a dois meses e um dia..... Sera que se hoje eu escresse o mesmo , teria conseguido essa proesa. Obrigada a todos.

Comentário de Sam de Mattos em 10 janeiro 2013 às 15:04

Oscar. Bom dia: Sem puxa-saquismo, sou um admirador de sua perspicácia, humor sutil e contraponto. Venho acompanhando os seus comentários há bastante tempo. Sem debates ou masturbações mentais, permita-me pensar alto: Sim, lhe respondendo obliquamente, eu também que nesse momento observo que as notícias técnicas desse blog textil são menos lidas do que as enfocadas na área de “Assuntos Gerais”.

Porque esta a politica nos atraindo primordialmente, a nos que diretamente ou indiretamente vivemos dessa indústria? Seria o fato de sermos desatentos com os nossos problemas imediatos? Será que nos, razoavelmente educados, somos um povo sem noção?

Ou será que começamos a perceber que mesmo com (1) aplicação de melhores tecnologias em nossa área, (2) injeção de erário, (2) subsídios e (4) rebaixamento tributário em nossa indústria, se nos não atacarmos o cerne do nosso problema (a corrupção, des - governabilidade) de pouco adiantara o impacto dessas açoes positivas, mas pontuais em nossa indústria? Alguns entre nos enxergam essas ações benéficas e pontuais como tratamento de câncer agressivo a base de chá de boldo...

Nos anos 1990 o Governo Turco injetou uma Fortuna na indústria textil. Nessa mesma época a Grécia o fez na região da Macedônia. Ambas as Indústrias já estão destroçadas. Poderia lhe contar estórias “Frakesteineescas” do que vi  naquelas áreas, mas sumarizarei dizendo que na minha ultima visita a Denisli, Turquia, no ano passado via uma fiacao textil modelo 1998 embalada a venda. Na caixa. “Zero quilometro”. Por que não a comprei e deixei para o competidor compra-la? Porque foi saída sub-repticiamente da Turquia com papeis “acochambrados”, pois dinheiro era devido a bancos.

Sou do tempo da Sudam e Sudene. Com raras e honrosas exceções, ao meu ver, esse plano foi um desastre e o único que financeiramente saiu bem nessa ventura foi o Senador Barbalho e seu Chefe. Ainda há poucos anos atrás, nos veteranos ficamos sabemos do mais recente suicídio (veneno de rato apropriadamente usado)  de um empresário textil, mais uma “herança maldita” dessa tentativa homérica de robustecer a nossa indústria sem planejamento e fiscalização.

Também a poucos anos atrás conversão com um Amigo Alemão, falecido, que me dizia que para que uma Poderosa Industria pudesse ser implantada  numa metrópoles do Nordeste, ele ia sempre num avião privado, armado (e muito de nos nos sabemos como ele gostava de dar tiros...) e com uma mala de lona de correspondencia... Abarrotadas de cédulas não identificáveis por numeração. Parece ficção não é?

Eu vi uma indústria Fantasma num certo estado... Lindo prédio, mas as paredes soltavam areia ao friccionarmos os dedos nela. Lá foi gasto uma fortuna  no prédios de paredes virtualmente de areia (roubaram ate no cimento) e ao adentra-me no local fiquei encafifado com um lindo escritório, que era pesadamente  - “cafonamente”  -  decorado, ate com a bandeira do Brasil e a Estadual. O carpete era destoante tipo vermelho-bordel. Ao comentar com um amigo sobre a aura pesada do tal local, soube que ali o industrial proprietário cometeu suicídio.

Oscar os casos vão e vão e vão. As maquinas de uma fabrica textil num pequeno estado do Sudeste estão (presente) sendo vendidas ao exterior, deixando uma divida astronômica aos bancos, uma divida Injustificável a uma menor pericia contábil. Sabe o que acontecera? NADA. Agora lhe confesso que os donos e alguns subalternos em posições estratégicas estão, “bem, obrigados”, financeiramente.

Talvez Oscar, para os veteranos de Chão de Fabricas, os inúmeros batalhadores honestos de nossa indústria, essa sofrida gente do Cetiqt, esses associados do ABTT (que se encolhe cada vez mais), bem como essa garotada mais moça e vigorosa esta se focando mais e mais no CERNE do problema que não é técnico e nem somente do custo Brasil, mas a (1) falta de governabilidade coerente e (2) corrupção generalizada.

A Miss Silvia, autora desse artigo que atraiu a mais de 3,183 leitores, alguns meses atrás, se indignou com uma firma, coincidentemente locada em sua cidade nos EUA, que vendia ao Brasil tecidos hospitalares contaminados; ela foi ate lá e escondida e tremula filmou as suas operações. Elas iam bem e a todo vapor. Isso foi denunciado primeiro aqui no Blog do Erivaldo e depois no jornal local. Resultado: Tanto aqui como no Brasil por uns dois meses houve um hiato no “comercio de infecção”.  Depois aqui eles se arranjaram com uma autoclave vagabunda dando ao lixo uma limpeza “para inglês ver” e continuaram como antes. 

Quanto aos contrabandistas do Brasil, eles pararam a operação brevemente e depois a passaram-na para outros “laranjas”. Os contêineres entram por outros portos. O lixo agoa vem maquiado:  Muitas vezes entram como desfibrados, e quando vem como tecido existe uma melhor  seleção e controle de qualidade: Entram com os nomes de hospitais cortados e a colchas ensanguentadas são razoavelmente lavadas. Também eles encontraram outras fontes de exportação de lixo, na Europa... E “business continues as usual”.

Claro que martelamos mais nas lideranças por de lá é onde esperamos chegar um possível socorro ao Brasil. Através de uma liderança seria, como eu creio ser a de dona Dilma, a qual não foi na ocasião a minha candidata, isso parece começa a surgir. Também através da atuação do STF. Mas Oscar, o caminho é tão longo e penoso que desanima-nos, torna-nos cínicos, fortuitos, odiosos e por outras vezes ate descuidados.

Claro que os seus artigos são meritórios, cuidadosos e estudados. Reconheço que devíamos talvez ate voltarmos mais a tecnologia textil e as ciências contábeis e aos parâmetros econômicos pertinentes mais a classe. Honestamente entendo tambem a sua frustracao. Mas esse blog sempre foi aguerrido e de cabeças pensantes em todas as áreas. A chamada “moderação” aqui é mínima. O “moderador” deixa a liberdade temática ir onde os ventos dos leitores o desejam. E Oscar, aqui muitos de nos  já passamos do “triste”. Nós estamos exaustos, irritados, aguerridos e demandamos mudanças.

Muito de nos veem no momento varias condições - liberdade de imprensa e de expressão inclusa - favoráveis ao deslanchamento do Brasil, mas os “podres poderes” dos anos ditatoriais estão agora mascarados de cara populistas - e podres ainda mais. Ainda ontem postei essa musica (Podre Poderes) numa rede social, substanciando um artigo.

Finalmente, já estamos despertos (pelo menos aqui), mas de fraldas ainda sujas e de mamadeira vazia.

Ainda estamos tentando sair do “berço esplêndido”, dispostos a construir um Brasil para nossos filhos e netos não perdendo esse momento histórico.

Sim nos queremos desfrutar do Sol, da Luz e do Céu profundo –, mas não como Macunaímas ou corruptos: Queremos mais é trabalho digno - e quanto o som das praias, aos dias iluminados com céu azul de brigadeiro, somente nas férias e nos dias de folga. Escrevi esse comentário de coração, aberto, sem o meu toque acídico, explicando porque estamos irados, inconfortáveis e buscando soluções permanentes.

Comentário de Silvia Martinewski de Mattos em 9 janeiro 2013 às 22:50

Oi Oscar da Silva ,

Fiquei estarressida ao voltar aqui nesse texto...não imaginava tamanho  repercursão .Te agradeço por teres me cumprimentado ,so pelo fato de voltar ao meu texto e saber o numero de acessos .

Jamais me passou pela cabeça que uma discussão virtual com uma amiga de infancia daria tanto Ibope.

Comentário de Oscar da Silva em 9 janeiro 2013 às 22:31

Oi Sílvia. Premonição não tem hora nem data prá se realizar. A sua (ou a de sua amiga Beth) também vai se realizar... se já não se realizou. Essa é única certeza de nossa vida, diria minha saudosa avó.

O interessante é a repercussão que causou, vc viu? Alvoroçou muita gente -  imperialistas, anti-imperialistas, anti-lulistas, comunistas, paranóicos e outros que nem sabem porque se engajaram na questão.

Enquanto isso, assuntos que realmente impactam nosso meio (creio que vc seja do ramo textil), não têm nenhum comentário. Faça uma pesquisa para ver do que estou falando. O Rosegate tem muito mais seguidores que a matéria sobre o Nanomaterial à prova de balas, só para citar um exemplo. Qualquer coisa relacionada ao Lula dá muito mais Ibope que a mudança do ICMS sobre a indústria têxtil.

Por isso não vou comentar nada sobre o texto em sí. Só vou cumprimentá-la PELO TEXTO EM SÍ.

Comentário de Sam de Mattos em 5 janeiro 2013 às 22:38

E o Chavez: Sai ou nao sai da geladeira?Quantos aos EUA intervir armadamente na Venezuela eh Poliana!

Ha 1242 razoes logicas para que os EUA nao o faca e acima delas todas eh a de que no dia que esse despota populista soltar as redeas do povo, havera uma mudanca de governo criada pelo proprio povo Venezuelano. A corrupcao la e gritante. A miseria sobe a cada dia. A industria, praticamente eh inexistente, salvo as de petroleo tocadas por Ingleses, Brasileiros, Holandeses e Americanos.  A textil sumiu. A pior ditatura existente e a POPULISTA: A que se disfarca sob um manto de "voto popular".

Comentário de Silvia Martinewski de Mattos em 5 janeiro 2013 às 16:51

Vendo do seu ponto de vista, Chavez não eh realmente um ditador , pois foi eleito pelo povo ( por definição esta totalmente correto). Eu tenho la minhas duvidas quanto as eleições feitas la.... Ao meu ver so havera confronto com os EUA, se estes realmente se sentirem ameaçados por uma politica muito ofenciva. O Pres. Obama não pertence a mesma linha de pensamento politico de Bush , sobre guerra. Um confronto belico seria o ultimo recurso dos EUA.

Comentário de Luiz Bento Pereira em 5 janeiro 2013 às 10:22

A Venezuela é um País que pertence aos Venezuelanos.  Chavez não é um ditador, foi eleito pelo povo daquele País e exerce o pleno poder que a carta magna lhe outorga. Se for da conveniencia do Governo Venezuelano negociar seus excedentes com outros paises, não adianta reclamar, espernear e adjetivar o Presidente de forma pejorativa e de acordo com conveniencias dos Norte Americanos. Se ele morrer e a base politica que o sustenta no poder não for competente para manter a mesma politica de confronto com os EEUU, então que o povo da Venezuela se prepare para a ocupação, o que sem dúvida em minha opinião será um retrocesso.

Comentário de Silvia Martinewski de Mattos em 5 janeiro 2013 às 2:36

Apreciei o comentario do Sr , pois tambem acho que o povo Venezuelano merece algo melhor que o Presidente Hugo Chavez.

Comentário de Sam de Mattos em 5 janeiro 2013 às 2:30

Chavez or not Chavez, this is the question: Se ele está morto ou não eu não sei. Tampouco isso fara grandes diferenças na Venezuela, agora cobiçada além dos EUA pela China, Coreia do Sul, e todos os países industrializados que necessitam do Petróleo da Venezuela. Só espero que com ou sem Chávez o povo Venezuelano saia desse populismo tipo Peronismo e se acertem por lá. A Venezuela tem tudo para dar certo: É um pais rico além de Petróleo em Ouro, Terras Raras e Minerais diversos.

Comentário de Silvia Martinewski de Mattos em 5 janeiro 2013 às 2:15

A liberdade de expressão nos foi dada e o livre arbitrio para lermos o que quisermos. Ninguem o obrigou a ler o meu artigo . O senhor deveria mais se preocupar com o povo brasileiro  do que com

povo da Venezuela. 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço