Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ILHA TAQUILE - Arte Têxtil Patrimonio Imaterial da Humanidade

http://zerohora.clicrbs.com.br/
Em 2005, a Unesco declarou a arte têxtil em Taquile Patrimônio Imaterial da Humanidade. Os tecidos produzidos pelos ilhéus – gorros, mantas, luvas e cachecóis – são bem-feitos e caros (o dobro do preço de Cusco, por exemplo). O lugar para a compra é o Centro Artesanal Comunitario San Santiago, no topo do monte em que culmina a ilha.

Criação de ovelhas, plantações em terraços, pescaria e confecção têxtil manual – feita majoritariamente pelos homens – são as atividades do povo, que é hospitaleiro e desconfiado ao mesmo tempo. Essa última característica talvez se explique pela forte vontade de manterem seus costumes, muitos deles perceptíveis pelas vestimentas. O tipo de gorro usado pelos homens distingue solteiros, casados e autoridades. Já as crianças costumam usar cabelos compridos bem maçarocados sob um gorro também característico.

Ao visitar a ilha, aproveite para comer peixe feito pelos locais e beber chá de muña, uma planta com sabor semelhante ao da hortelã. Possivelmente você também assistirá a alguma dança típica, como a tarpuy, que imita a lavra do solo.

Confira dança e música típicas das ilhas do Titicaca no blog Recortes de Viagem em www.zerohora.com/recortesdeviagem

Exibições: 223

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço