Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Incêndio em Santos ameaça entrega de açúcar contratado na bolsa de Nova York

Incêndio em Santos ameaça entrega de açúcar contratado na bolsa de Nova York

Por Reuters

NOVA YORK, 18 Out (Reuters) - Um incêndio nos armazéns da Copersucar em Santos ameaça prejudicar uma grande entrega de açúcar por intermédio da bolsa de Nova York (ICE Futures).

O fogo consumiu um estoque de 180 mil toneladas de açúcar e os preços dispararam ao longo desta sexta-feira para o nível mais alto em um ano, com operadores preocupados com mais um problema de oferta de curto prazo em um momento em que as chuvas já prejudicam a moagem de cana no centro-sul do Brasil.

O volume destruído representa pouco menos de um décimo das exportações brasileiras de açúcar em um mês. Santos é o principal porto de escoamento de açúcar do Brasil.

Os operadores, ao mesmo tempo que corriam para cobrir posições e calcular impacto sobre a oferta mundial, identificaram outro potencial efeito colateral: como o incêndio pode afertar a habilidade da Copersucar de entregar um grande volume vendido para a Louis Dreyfus no início do mês contra o contrato de vencimento outubro.

Mesmo que o volume afetado nesta sexta-feira seja pequeno comparado com o total vendido para Louis Dreyfus, o dano ao terminal --com capacidade para movimentar 10 milhões de toneladas por ano-- pode atrapalhar a operação de estocagem e embarque da Copersucar, disseram operadores.

Em um dos vencimentos mais movimentados dos últimos anos, a Louis Dreyfus Commodities, uma das maiores tradings do mundo, comprou cerca de 1,49 milhão de toneladas de açúcar, equivalentes a 574 milhões de dólares.

Do total, quase 1 milhão de toneladas é de açúcar brasileiro, com embarque a partir de Santos. Operadores acreditam que a Copersucar seja responsável pelo envio de uma boa parcela deste volume.

Nenhuma carga de açúcar da Dreyfus foi embarcada ainda, disse um operador norte-americano.

"Obviamente isso irá impactar esta entrega e as entregas futuras. Um significativo volume de exportação

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço