Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústria do vestuário do Paraná terá que investir em inovação para vencer concorrência internacional

A conclusão surgiu de um mapeamento do setor no estado, encomendado pela Fiep, por meio de seu Conselho Setorial

Marcelo Villin Prado apresenta estudo competitivo durante reunião do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário. (foto: Mauro Frasson)

O Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) apresentou em sua última reunião do ano um estudo de competitividade do setor no estado. A pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) levou 4 meses até ser concluída e trabalhou com uma amostragem de mais de 360 empresas – de micro, pequeno, médio e grande portes – de um universo de cerca de 2.500 indústrias.

Confira a galeria de fotos

A pesquisa mapeou 9 polos no estado – grande Curitiba, Maringá, Cianorte, Londrina, Francisco Beltrão / Ampére, Cascavel, Apucarana, Terra Roxa / Altônia e Siqueira Campos – e apontou a vocação  de cada uma dessas regiões.

De acordo com o estudo, os principais pontos fortes do Paraná são a alta produtividade do setor, a integração entre os industriais e a localização estratégica do estado. “O sul e o sudeste do país são as duas regiões com os maiores índices de consumo de vestuário. A facilidade de escoamento da produção e a proximidade destes centros são fundamentais para o desenvolvimento do setor e podem ser mais aproveitadas”, revelou o diretor do Iemi, Marcelo Villin Prado.

Prado também apontou possíveis caminhos para o fortalecimento da indústria do vestuário no estado. “O Paraná precisa criar clusters produtivos, com empresas do setor têxtil que possam atender a demandas de inovação e diversificação. É preciso atrair parceiros fortes deste setor, para que haja desenvolvimento e diferencial competitivo em relação à produção importada, de baixo custo, porém de pouco valor agregado”, alertou.

O coordenador do conselho do Vestuário, Marcelo Surek, vai utilizar o mapeamento para traçar um plano estratégico para o setor. “Sempre questionamos o que poderia ser feito para nos prepararmos para a concorrência internacional, que vem com muita força – principalmente pelos baixos preços. Com essas informações técnicas temos um norte que nos orientará pelos próximos anos”, avaliou Surek.

Para a empresária Luciana Bechara, da Be Little Confecção Infantil, o posicionamento do Paraná em relação ao Brasil e ao mercado internacional revelado pela pesquisa mostrou com exatidão o que precisa ser feito, aproveitando os pontos fortes e trabalhando para compensar as deficiências do setor no estado. “Este é um momento que exige uma ruptura. Não temos escolha. Precisamos pensar neste setor de uma forma diferente, com investimento em inovação, design e moda, para conseguirmos competir com o preço baixo”, avaliou.

O Conselho Setorial da Indústria do Vestuário deverá se reunir nos dias 24 e 25 de janeiro de 2014 para traçar um plano estratégico de ação para os próximos meses.

Paraná em números – O Paraná é o quinto maior produtor do setor do vestuário do Brasil, em volume. Neste segmento, destacam-se também São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Entre 2008 e 2012, houve um aumento de 17,3% no número de empresas de vestuário em atividade (com no mínimo 5 empregados). No estado, 90% das empresas do setor são pequenas ou micro. A produção em 2012 chegou a 541,6 milhões de peças, 8,8% da produção nacional. A linha casual é responsável por 22,5% da produção paranaense, seguida por jeanswear (19%) e promocional (15,4%). Cerca de 80% das peças são confeccionadas pelas próprias empresas, com apenas 20% de terceirização.

http://www.agenciafiep.com.br/noticia/industria-do-vestuario-do-par...

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço