Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lançado aplicativo de compra consciente de roupas no Brasil

Com o objetivo de promover o consumo consciente e que respeite os direitos humanos, a ONG Repórter Brasil lançou na última quarta-feira (11) um aplicativo gratuito chamado Moda Livre. O aplicativo é fruto de uma apuração da equipe de jornalismo da Repórter Brasil e do design desenvolvido pela agência PiU Comunica, e traz aos usuários as ações que os principais varejistas de roupas do país tomam para evitar que as peças de vestuário vendidas em suas lojas sejam produzidas por mão de obra escrava

Reprodução
Trabalho

O lançamento faz parte da comemoração do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 65 anos nesta semana

O lançamento faz parte da comemoração do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 65 anos nesta semana. Além das marcas dos dez maiores grupos varejistas do mercado, também foram incluídas empresas envolvidas em casos de trabalho escravo flagrados por fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego até junho deste ano. Ao total, são 22 marcas fichadas até agora. O aplicativo será atualizado, de acordo com mudanças nas políticas das empresas, e acumulará novas marcas com o tempo de funcionamento.

As companhias listadas no Moda Livre foram convidadas a responder um questionário baseado em quatro indicadores: 1) políticas: compromissos assumidos pelas empresas para combater o trabalho escravo em sua cadeia de fornecimento; 2) monitoramento: medidas adotadas pelas empresas para fiscalizar seus fornecedores de roupa, transparência: 3) ações tomadas pelas empresas para comunicar a seus clientes o que vêm fazendo para monitorar fornecedores e combater o trabalho escravo; e 4) histórico: resumo do envolvimento das empresas em casos de trabalho escravo, segundo o governo.

Com base nas respostas, as empresas receberam uma pontuação que as classifica em três categorias de cores - verde, amarelo e vermelho - de acordo com as medidas que tomam para combater o trabalho escravo. Aquelas que não responderam ao questionário apesar de serem convidadas, foram automaticamente incluídas na categoria vermelha.

A ideia por trás do aplicativo, segundo a ONG Repórter Brasil, não é recomendar que o consumidor compre ou deixe de comprar roupas de determinadas marca, mas sim oferecer informações para que as pessoas façam suas escolhas de forma consciente.

O App está disponível na loja da Apple e no Google Play e roda nos sistemas operacionais iOs 5+ e Android 4+. Pode ser encontrado com os termos de busca “moda livre” e “moda livre repórter brasil” ou através dos links na Apple Store (http://is.gd/htz9d9) e no Google Play (http://is.gd/9KtOEH).

Fonte: Rede Brasil Atual

Exibições: 73

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço