Tombini ressaltou que o BC tem reagido com firmeza à alta da inflação. Ele lembrou que o Comitê de Política Monetária (Copom) já elevou a Selic (a taxa básica de juros) em 1,25 ponto porcentual desde janeiro. "E buscará o centro da meta em 2012, que é o principal desafio daqui para frente", disse.
O presidente do BC disse ainda que a autoridade monetária continua considerando as medidas macroprudenciais, que foram adotadas para conter o crescimento acelerado do crédito. Os resultados até agora, segundo ele, têm sido sólidos, porque já se verifica a redução na oferta de crédito. Além disso, outras medidas estão sendo adotadas e o governo já cortou em 0,8 ponto porcentual seus gastos em relação a 2010.
O presidente do BC reiterou que a autoridade monetária está atenta ao fluxo de capitais para o Brasil, porque isso gera volatilidade, na medida em que aprecia o câmbio e contribui para aumentar o crédito, que por sua vez gera pressão inflacionária. "E é nesse contexto que entram as medidas macroprudenciais."
Nos próximos meses, segundo Tombini, as taxas mensais de inflação serão mais baixas, compatíveis com a trajetória rumo ao centro da meta, de 4,5%, apesar do acumulado em 12 meses ainda continuar mostrando nível acima do teto, de 6,5%. A meta oficial de inflação, determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4,5% em 2011 e 2012, com margem de tolerância de 2 pontos porcentuais para mais e para menos.
FONTE: ISTO É DINHEIRO
Comentar
Companheiro J.J.Torres,
os discursos estão evidentemente bem "afinados". o ministro Mantega, criou um parâmetro não muito convincente, para justificar a incompetência da equipe econômica.
em dezembro alguns comentaristas, já anteviam ao desabrochar da"famingerada inflação", que foi contestada fortemente pelo governo passado e o atual. Inflação companheiro, pode ser boa para todos os demais países, não para o Brasil que tem 16 milhões de miseráveis. os noticiários mostram pessoas tirando do lixo o sustento habitual, e assim não morrerem de fome.
vi uma entrevista da Presidente Dilma, muito mal humorada quando o reporte falara sobre a inflação. Não foi este o discurso de campanha!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só que no Brasil, nunca haveremos de tapar o sol com a peneira. nunca...............
nunca haveremos de entender, que produzimos o petróleo suficiênte para nosso consumo, ainda, exportamos gasolina para os países circunvizinhos, pela metado do prêço que o brasileiro paga no postos de abastecimento. Ainda companheiro, pagamos uma das maiores cargas tributárias do mundo. não é possivel entender que possamos aceitar a volta do Dagrão. Vamos lutar para exercer o direito do Cidadão ser tratado com respeito.....
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI