Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 

Fonte: [ O Confeccionista , n.10- Janeiro/ Fevereiro 2011]

 

 Para melhorar a organização e produtividde da Bruna Baby, foi preciso estbelecer métodos próprios, gerenciar melhor o tempo  e  espaço de trabalho e abrir-se para novas tecnologias e reciclar as habilidades e relacionamentos interpessoais. Tarefa dificil, mas que os donos da empresa aceitaram e não se arrependeram.

 A ferramenta utilizada desde os anos90 para melhorar a qualidade e produtividade é o programa conhecido como os 5"S", que propõe que sejam adotados e praticados pelos colaboradores  os "sensos" de Utilização, Ordenação, Limpeza, Asseio e Autodisciplina.

 Coisa de oriental, uma vez que a metodologia foi desenvolvida no Japão. No entanto, vem sendo aplicada com sucesso em muitas organizações pelo mundo.

  São conceitos trabalhados pessoa por pessoa e os donos devem dar sempre o exemplo. Melhorando esses aspectos e com planejamento, a empresa tem condições de avaliar melhor o quanto é capaz de produzir e, a partir daí, traçar suas metas.

  Porém, o programa sozinho não assegura a eficiência da qualidade. A implantação dos 5"S" determina uma mudança " de dentro pra fora" no comportamento de cada um dos profissionais da empresa. É quase um trabalho de formiguinha, no qual a habilidade do consultor em lidar com o ser humano é decisiva.

  O consultor deve mostrar que veio para melhorar aquilo que eles já fazem bem, ou seja, é preciso que eles aprendam a realizar seu trabalho de forma técnica e não como cada um acha que deve ser feito.

   A prática dos 5"S", possibilitou mudanças de comportamento e atitudes no ambiente de trabalho, trazendo benefícios no campo profissional e pessoal. Em primeiro lugar conscientizar os colaboradores de que tería-se de fazer o certo, ou melhor, o que é tecnicamente correto.

   Cada fase é intimamente ligada à outra, sendo também um "pré-requisito" para a consolidação da fase seguinte. Uma vez iniciado o processo, fica mais fácil dar  a continuidade à implantação do método. Assim, haverá consolidação de todo o sistema

    "Fizemos também uma avaliação do arranjo físico dos setores de produção. Desenvolvemos um layout funcional, que possibilitou o fluxo lógico do processo, com armazenamento correto das matérias-primas, dentre outras medidas", conta a consultora Miriam de Jesus Rocha, da MJESRocha Consultoria e Treinamento Profissional.

 

Conheça os 5 "S"

 

1) SEIRI -Senso de Utilização: separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário

2) SEITON - Senso de Ordenação: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente o que procura. Deixar mais próximo de si aquilo que será utilizado.

3) SEISO - Senso de Limpeza: manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar. Nada de comer sobre aquilo no qual está trabalhando

4) SEIKETSU- Senso de Anseio: manter o ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.

5) SHITSUKE- Senso de Autodisciplina :"fazer  dessas atitudes, uma metodologia, um hábito, transfomando os 5 "S" em um modo de vida."

 

  

Exibições: 106

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço