Fonte : [ www.abest.org.br ]
A estilista Cecília Echenique sempre acreditou que, se tinha o papel de criar coisas novas para o mundo, deveria aproveitar a oportunidade para melhorá-lo. Foi assim que surgiu o Projeto Libélula, desenvolvido para resgatar a dignidade e auto-estima de mulheres carentes através da moda,
O Projeto Libélula beneficia cerca de 30 mulheres dos 25 aos 60 anos carentes de trabalho e de perspectivas, proporcionando a elas uma colocação no mercado de trabalho. Com retalhos doados pelas empresas Santa Constância, Poko Pano, Thorrè e Cecília Echenique (uma quantidade imensa de tecidos que, de outra forma, iriam para o lixo), as novas artesãs aprendem a técnica para a produção da libélula – uma espécie de patchwork que envolve corte, costura, bordados e customização – e constroem peças ecologicamente responsáveis, gerando uma fonte renda para si e suas famílias.
Como um impulso à iniciativa, Cecília Echenique convidou mulheres reconhecidas profissionalmente e formadoras de opinião para apadrinhar o Projeto Libélula. Constanza Pascolato, Silvana Bertolucci, Laura Wie, Raquel Silveira, Simone Monte, Paula Arroba, Fabiana Torres, Tatiana Pilão, Papjana Serratti, Olivia Tabet e a própria Cecília são as madrinhas, time de peso que veste e exibe as coleções do Libélula, disponíveis para a venda nas lojas com o selo Libélula.
Todas as etapas de produção e capacitação das novas profissionais têm acompanhamento psicológico, de conscientização ambiental, controle de qualidade e o financiamento monetário. Assim como as roupas, as embalagens e etiquetas utilizadas – que levam o nome da artesã responsável – são totalmente desenvolvidas com materiais reciclados, e a renda obtida é dividida entre todos os membros da equipe de produção.
O Projeto Libélula foi desenvolvido de acordo com a Lei do Comércio Justo, que está sendo trazida para o Brasil pela ONG Visão Mundial. Atualmente, ele é realizado em Pouso Alegre, MG, com o apoio da prefeitura de cidade, e a intenção é expandi-lo a todos os estados brasileiros.
Onde encontrar:
Cecília Echenique: www.ceciliaechenique.com.br
Poko Pano: www.pokopano.com.br
Santa Constância: www.santaconstancia.lecom.com.br
Thorrè
Serviço:
Cecilia Echenique
Rua Peixoto Gomide, 1756
1/57 |
Novo site de e-commerce promete agitar a rede brasileira
Salão de design supera expectativas e anuncia sua 4ª edição
O concurso desvendará novos talentos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Grupo ainda se associa à BR Labels, incluindo a marca Mandi
Com lojas em NY e Califórnia, a compradora diz o que atraia o mercado americano
Lu Alckmin anuncia a implantação de uma escola de Moda no Fundo Social
Cantora americana dá entrevista coletiva no lounge da C&A
Marcos Costa cria uma beleza misteriosa para o desfile do estilista
Três artistas convidados pela Oi produziram instalações reunindo música, fotografia,
grafite e vídeo
Estilista falou sobre SPFW, as modelos precoces, a indústria
têxtil e outros pontos ligados à moda
1/57 |
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI