Intel e parceiros promovem avanços na infraestrutura de telecomunicações de olho em eficiência e experiência.
Durante a Futurecom, feira de telecomunicações que acontece em São Paulo de 8 a 10 de outubro, a Intel reforçou sua estratégia de impulsionar a “cloudificação” das telecomunicações e destacou a necessidade de avançar na computação distribuída na borda, mais próxima do cliente.
A empresa, em parceria com TIM, Dell, Nokia e American Tower, apresentou soluções que prometem transformar o setor, otimizando desempenho, consumo de energia e novas aplicações em 5G.
Roberto Corrêa, especialista em Telecomunicações da Intel Brasil, destacou que o potencial de mercado para a nova geração de servidores e infraestrutura de rede é imenso.
Segundo ele, a migração das infraestruturas para o Intel Xeon 6 proporciona ganhos de eficiência de 3,4 vezes em relação à geração anterior, com destaque para o processamento de rede e a eficiência energética. “Todas as infraestruturas que rodam em Xeon podem migrar para Xeon 6 para a maioria das cargas”, afirmou Corrêa, reforçando a relevância da atualização tecnológica para as teles.
Erick Krauss Santos, engenheiro de soluções da Dell, apresentou os servidores PowerEdge 17G, que incorporam a nova geração de processadores Intel Xeon. Segundo ele, os equipamentos se destacam pela eficiência energética, com uma economia de até 52% no consumo de energia graças ao sistema de refrigeração inteligente. “Além disso, os servidores XR8000, desenvolvidos para ambientes hostis, podem operar em temperaturas variadas e são mais resistentes a vibrações, tornando-os ideais para computação na borda, próxima ao cliente”, destacou.
Janilson Bezerra, diretor de novos negócios da American Tower, anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Intel para a criação de plataformas de Edge Computing e processamento de redes. De acordo com ele, a aliança vai acelerar a implementação de computação distribuída nas torres de telecomunicações espalhadas pelo Brasil.
“O 5G, mais do que qualquer outra tecnologia, vive o dilema da latência para habilitar novas aplicações e valores”, explicou. Segundo ele, a cloudificação das teles e a massificação das comunicações móveis são processos em curso que se beneficiam diretamente dessa infraestrutura e a parceria deverá acelerar essa questão.
A TIM, em parceria de longa data com a Intel, aproveitou a Futurecom para anunciar os testes de novas soluções que exploram CPUs com NPUs (unidades de processamento neural), incorporadas ao Intel Core Ultra. Atila, da TIM, ressaltou a importância desse avanço para reduzir a latência em até 75%, melhorar o processamento de dados e garantir maior eficiência energética. “Estamos fazendo prova de conceito do 5G com eSIM, integrando as NPUs para atender tanto o mercado corporativo quanto o de consumidores”, afirmou.
A Nokia, por sua vez, lançou versão comercial da sua solução baseada na tecnologia da Intel, que aumenta a eficiência energética no processamento de redes móveis, economizando até 40% de energia.
Diovane Massoqueto, diretor sênior da Nokia, destacou a relevância desse avanço para o mercado brasileiro, que precisa de soluções sustentáveis e eficientes. “O novo core de 5G, que chega ao Brasil no final deste ano, estará em operação em janeiro, com foco na redução do consumo de energia sem comprometer a qualidade da rede”, explicou.
Corrêa, da Intel, reforçou que, além da cloudificação, o custo de infraestrutura, especialmente o consumo de energia, é uma preocupação crescente para as teles. Nesse sentido, a tecnologia desenvolvida em parceria com empresas como Dell e Nokia visa otimizar a eficiência energética, garantindo que as redes consigam suportar a crescente demanda por dados e novas aplicações, sem aumentar o impacto ambiental.
por Déborah Oliveira
https://itforum.com.br/noticias/intel-acelera-cloudificacao-das-teles/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI