Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Jardim de Piranhas firma termo de ajustamento para combater poluição

Fonte:|tribunadonorte.com.br|

Um termo de ajustamento de conduta (TAC) para combater a poluição provocada pelas indústrias têxteis em Jardim de Piranhas foi assinado na manhã de 1º de dezembro. O ajuste foi proposto Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, em conjunto com o Ministério Público Estadual, Idema e Ibama. A Associação das Indústrias Têxteis do município também firmou o compromisso. O TAC será assinado nos próximos dias pelo prefeito Antônio Soares de Araújo, uma vez que ele não pôde estar presente à reunião.

O termo relaciona as condições necessárias para que a situação das indústrias têxteis seja regularizada em Jardim de Piranhas e estipula prazos para os referidos estabelecimentos se adequarem às normas ambientais vigentes. Um dos principais problemas constatados foi o elevado grau de informalidade do setor. Apesar de haver aproximadamente 80 empresas registradas e legalizadas, apenas duas possuem licenças ambientais.

Em operação de fiscalização realizada pelo Ibama no rio Piranhas-Açu, o órgão ambiental tem notificado os responsáveis pelas unidades produtivas irregulares do segmento têxtil do município.

A procuradora da República Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais ressalta que "os processos de alvejamento, tingimento e de serigrafia das indústrias provocam a poluição dos rios e do solo, e os teares provocam poluição sonora e eliminam partículas na atmosfera. Tais contaminações comprometem a ordem sanitária e a saúde pública".

Entre as medidas exigidas pelo TAC está a elaboração de diagnóstico ambiental de todo o segmento têxtil de Jardim de Piranhas no prazo de 180 dias, contados da assinatura do termo. Para regularizar a situação, as indústrias devem firmar termo de compromisso com o Ibama, apresentando projetos elaborados para promover a adequação ambiental. Vale ressaltar que algumas exigências de adequação devem ser realizadas, obrigatoriamente, em 180 dias após a conclusão do diagnóstico.

O descumprimento das obrigações, nos prazos estabelecidos, acarretam multa diária no valor de mil reais, além das implicações administrativas e penais cabíveis aos responsáveis. Para fiscalizar a execução das medidas, a prefeitura de Jardim de Piranhas poderá contar com o auxílio do Idema e do Ibama.

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço