Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|abola.pt/mundos|

Chamam-se Noko, não são baratas e prometem causar impacto fora do mundo do pronto-a-vestir. Os jeans fabricados na Coreia do Norte vão começar a ser vendidos na Suécia já a partir de sexta-feira.

Vão custar cerca de 145 euros e apenas estarão disponíveis em preto, porque em Pyongyang as calças de ganga azul são vistas como um símbolo do capitalismo norte-americano.

Segundo explicou à ‘BBC’ Jakob Ohlsson, um dos responsáveis da marca sueca que vai vender as calças norte-coreanas, a ideia do projecto é combater o isolamento daquele país comunista:

«É um país que, por vezes, trata os seus cidadãos de uma forma terrível, mas pensamos que o nosso projecto é uma forma... de influenciar as coisas».

Os primeiros 1100 pares vão ser postos à venda esta sexta-feira numa loja em Estocolmo e através da internet.

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Textile Industry em 4 dezembro 2009 às 14:06
Um trio de empresários suecos lançou uma linha de jeans feito na Coreia do Norte. Eles esperam ajudar a quebrar o isolamento do país, juntando-se a um punhado de fabricantes estrangeiros que operam no país comunista.

A Coreia do Norte, construída sobre uma filosofia de "auto-suficiência" e feroz orgulho nacional, é um dos países mais fechados do mundo. Estrangeiros - e bens estrangeiros - são largamente vistos como uma ameaça por parte do regime comunista.

Ainda assim, ao longo dos anos, o desafio de fazer negócios em um país visto como um território desconhecido e uma mão de obra barata inexplorada atraíram um número de estrangeiros decididos a encontrar uma maneira de fabricar os produtos na Coreia do Norte. Empresas sul-coreanas agora tiram partido para fazer tudo, desde relógios até utensílios de cozinha.

O último produto a sair com o carimbo "Made in Coreia do Norte" é o jeans - inclusive com o design feito no país oriental.

"Foi uma maneira de entrar em contato com o país", disse Tor Rauden Kallstigen, que fundou o "Noko Jeans" com os sócios Jakob Ohlsson e Astrom Jacob.

Os jeans vêm somente em preto, em parte porque jeans estão associados com os Estados Unidos e tem um estigma negativo na Coreia do Norte.

Cerca de 1.100 pares estão indo à venda - através da Internet nesta sexta-feira (04) e na loja de departamentos PUB, em Estocolmo, no sábado (05).

"Noko Jeans" vêm em dois modelos, o slim-fit "Kara" e loose-fit "Oke". O preço é de 1.500 coroas (US$ 220) - mais do que os salários de dois anos para um norte-coreano médio.

Dois funcionários da embaixada da Coreia do Norte, em Estocolmo, confirmaram em conversas por telefone com a Associated Press que os jeans são feitos em seu país. Eles se recusaram a dar seus nomes.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço