Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lenços higiênicos que previnem DST: isso funciona mesmo?

Em agosto de 2014 desembarcou no mercado brasileiro uma nova linha de lenços que prometem higienizar a região íntima e proteger contra doenças sexualmente transmissíveis. Fique por dentro dessa história.

Segundo especialistas, limpar a região íntima em excesso pode abrir portas para infecções.
Foto: Helga Silva

 

Você já ouviu em Sex Wipes? Lançados recentemente por uma empresa brasileira da área de perfumaria, eles são lenços umedecidos destinados ao uso antes e depois da relação sexual. O produto foi aprovado no início do ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na categoria de higienização, porém o fabricante promete não só uma limpeza da região íntima de homens e mulheres mas também evitar que fungos e bactérias causadores de doenças sexualmente transmissíveis (DST) se instalem ali. "Ele contém substâncias que estimulam a produção de micro-organismos responsáveis pela defesa natural dos órgãos genitais", garante Jairo Zig, diretor de comunicação e marketing da Florale, que desenvolveu o Sex Wipes. A ideia, segundo Zig, não é substituir o uso do preservativo nem tratar pessoas que já tenham DST, mas contribuir para uma melhor higiene pessoal e reduzir o número de casos dessas doenças.

Na opinião do ginecologista Fábio Laginha, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, a novidade é arriscada. "Vários trabalhos científicos já tentaram mostrar que a higienização previne DST, mas nenhum conseguiu provar essa relação", relata o especialista. Ele adverte que a limpeza em excesso da região genital até abre portas para infecções, já que retira a proteção natural da pele e aumenta o risco de microfissuras. O ideal, segundo Laginha, é higienizar-se normalmente - isto é, com água e sabão durante o banho. Com relação à prevenção de DST, o médico é categórico: camisinha sempre.

http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/lenc...

Exibições: 80

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço