Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Produtividade do algodão é boa, mas os preços preocupam

A colheita do algodão está na reta final em Mato Grosso e apesar de alguns problemas com o excesso de chuva, a produção deve superar a da safra passada.

O maquinário trabalha firme para conseguir finalizar logo a colheita do algodão. Quase tudo já está separado em fardos em uma fazenda que fica em Campo Verde e de acordo com engenheiro agrônomo Silvio Reino, o serviço deve ser concluído nos próximos dias.

A fazenda retrata bem o cenário da colheita do algodão em Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), já foram colhidos quase 90% de tudo o que foi cultivado, ou seja, cerca de 560 mil hectares.

Neste mesmo período do ano passado, o trabalho no campo já havia sido concluído, mas a chuva atípica deste ano atrasou a colheita e prejudicou também a qualidade da pluma. Mesmo assim, a estimativa é de que sejam colhidas, ao todo, mais de 967 mil toneladas de algodão em pluma, 40% a mais do que na safra passada.

A produção da fazenda vai para uma usina, também em Campo Verde, que beneficia algodão de vários agricultores da região. Este ano, serão beneficiadas 16 mil toneladas de pluma, metade já está pronta para ser levada para as fiações, mas com o atraso na colheita, a indústria vai ter que funcionar até novembro, ou seja, um mês a mais do que nos anos anteriores.

Essa semana, a arroba, em Campo Verde, não passou de R$ 52,30 e como os estoques mundiais estão abastecidos, não há perspectiva, por enquanto, de recuperação nos preços e as estratégias já começam a ser definidas. “O que a gente tem feito é reduzir um pouco os custos e a área também, em torno de 20%”, diz o agricultor Diorginis Seron.

A queda nos preços também prejudica a comercialização em Mato Grosso. Até o final de agosto, 69% da produção de algodão em pluma havia sido vendida.

Fonte: Globo Rural

http://www.abrapa.com.br/noticias/Paginas/Produtividade-do-algod%C3...

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço