Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lojas multimarcas nos caminhos da periferia

O mundo gira e as mudanças são inevitáveis.

 

O desenvolvimento econômico proporciona conforto e gera novas necessidades e ansiedades.

 

O homem é movido pelo desejo, que o faz criar, inovar e consumir. O modo da moda leva a novas modas de modos.

 

Camisas coloridas e sóbrias, calça largas e justas, vestidos longos e curtos, que integram pessoas e também as afastam de grupos. Como que saudosos e em busca de ricos resgates das nossas origens as chamamos tribos.

 

O conjunto de rock, que passou a grupo, agora é banda, numa quantidade inimaginável na periferia.

 

Trabalhadoras e criativas periferias, às margens das cidades, marginalizadas, provocativas e geradoras de costumes, modas, cultura e cada vez mais margem de lucro, para empresas ávidas e necessitadas de resultados positivos crescentes.

 

Cidades em grandes centros brasileiros não têm mais em suas periferias vilas e bairros, mas microcidades, que suprem todas as demandas de seus moradores, da alimentação aos serviços de toda espécie.

 

Disponibilidade financeira leva a população ao exercício das compras. Primeiro para atender as necessidades prementes, depois por bens e recursos de integração.

 

Nessa passagem, as possibilidades vão desde produtos acessíveis, alguns sem rigor na qualidade, até a busca da excelência na fabricação, consolidada com a marca Premium.

 

Economia aquecida, fronteiras abertas, a oferta se torna significativa, com isso caem os preços, o volume do fabricante, por perda de espaço nas lojas multimarcas, e o faturamento, evidentemente.

 

Como recurso para recuperação de resultados, empresas têm verticalizado as operações, abrindo lojas próprias e trabalhando em sistema de franquia.

 

Ao ocuparem espaços nobres em centros comerciais, acabam empurrando as demais marcas e lojas multimarcas para fora dessas áreas.

 

A periferia nesse movimento, com recursos substanciosos com o aquecimento da economia e ascensão de classes sociais, está de braços abertos para recebê-las.

 

A periferia sempre foi o berço onde a pequena empresa recebeu abrigo, agora também as acolhe, crescidas, criadas e renovadoras.

 

Visibilidade é resultado do reconhecimento do consumidor, portanto a parceria lojista-fabricante é fundamental para o sucesso de ambos.

 

Essa relação tem se mostrado estremecida. A questão que coloco é se a falta de fidelidade é que provoca o distanciamento ou será o distanciamento que provoca a falta de fidelidade?

 

A repetição de comportamentos leva à cópia dos modus operandis, o que torna os espaços comerciais muito parecidos, aspecto que também não provoca atração e fidelidade do consumidor.

 

Nesse aspecto ocorrem rupturas, tornando a palavra parceria mais poética do que real. O excessivo uso do termo e a negligência com o conceito levam ao desgaste, inevitavelmente.

 

Cabe aos fabricantes e lojistas o exaustivo trabalho de entendimento desse novo espaço. Locais e consumidores são diferentes, portanto, cópia de modelos sem o adequado ajuste e conformidade é o asfalto do caminho do fracasso.

 

A periferia, com suas múltiplas facetas, é extremamente exigente e pouco disposta à fidelidade unilateral.

 

As lojas multimarcas nos caminhos da periferia para terem sucesso precisam carregar a bandeira da renovação.

 

 

Ivan Postigo

Diretor de Gestão Empresarial

Articulista, Escritor, Palestrante

Postigo Consultoria Comunicação e Gestão

Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

Twitter: @ivanpostigo

Skype: ivan.postigo

 

Rodrigo Postigo, Editor chefe e apresentador, traz o maravilhoso mundo da engenharia até você na TV FACENS.

Veja os vídeos no site www.tvfacens.com.br

Assista, envie suas dúvidas, participe.

Exibições: 95

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço