Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Magnata têxtil Roger Milliken morre aos 95 anos.

Fonte:|closetonline.com.br|

Por décadas, foi uma das principais vozes no combate aos tecidos importados de baixo custo



Roger Milliken, um dos principais nomes da indústria têxtil norte-americana, morreu no último dia 30 de dezembro aos 95 anos. Milliken ganhou fama e prestígio ao assumir, com 31 anos, a tecelagem da família após a morte do pai, na Carolina do Sul. O magnata sofria de várias doenças, incluindo leucemia crônica.

Enigmático, Milliken foi uma figura influente na política local e nacional por mais de 50 anos, apoiando candidatos conservadores e debatendo as consequências da globalização no mercado doméstico. Nos últimos anos, se afastou da presidência da empresa. Famoso pela discrição no tocante aos seus próprios negócios, não se afastava de polêmicas sobre comércio exterior. Por décadas, foi uma das principais vozes no combate aos tecidos importados de baixo custo, apesar de sua empresa operar tecelagens na Ásia e Europa, que dizia atender somente a estes mercados.

“Ele foi um grande industrialista. Pegou uma empresa relativamente pequena e a transformou num conglomerado bilionário. Era um visionário, que predisse fatos como a redução da base manufaturada e a perda de empregos da classe média”, afirmou Auggie Tantillo, diretor executivo da American Manufacturing Trade Action Coalition, uma organização de lobby e comércio em Washington que já foi presidida por Milliken.

Alessandro Pinesso

Exibições: 201

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sam de Mattos em 5 janeiro 2011 às 23:41
Roger Milliken: Realmente foi uma perda para a industria textil mundial. Eu o conheci breve e pessoalmente ha vinte anos atras. Roger acreditava em TECNOLOGIA DE PONTA. Ela sabia que nao poderia competir com mao de obra barata. TECNOLOGIA AVANCADA e CONSTANTE PESQUISA AGRESSIVA em busca de novos materiais e metodos texteis foram sempre uma constante um sua vida. Seu laboratorio de pesquisas texteis, aqui em Spartamburg esta estimado em 150 milhoes de dolares. Roger era frugal, simples e detestava muita exposicao. Trabalhou para muitos projetos militares e desenvolveu muitos produtos de ponta. Ele cria em QUALIDADE e QUALIDADE. Fechava uma fabrica se notasse que ela poderia comprometer o nome Milliken. Roger tambem era um filantropo. Nao do tipo dos nossos Sucateiros Bem Sucedidos e Novos Ricos - que usam da filatropia da "esquentamento" de dollars, para compra de "dignidade" ou em busca de status social. Roger era um filantropo nato, quieto e o que a sua mao direita fazia, a esquerda desconhecia... Eu creio que numa dessas ATMAS passadas ele foi entrevistado pela REVISTA TEXTIL. Ricardo Haydu esteve presente em todas estas ATMES, quando Greenville, SC era a Meca da Industria Textil Americana. Espero que ele ainda tenha os velhos artigos. Com o Roger, podem escrever, chega  o fim da era aurea textil, Norte Americana. Roger: Que teca em paz, que fie tranquilo. Sam de Mattos, Jr.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço