A malharia 3D proporciona diversas possibilidades de textura e caimento. Tilda Swinton na Purple Magazine. |
Inovação é a rotina de quem trabalha com desenvolvimento tecnológico. E esta é a atuação da Fabdesigns, Inc., laboratório de engenharia californiano que desenvolve projetos para a indústria têxtil e de confecção. A sua mais recente invenção é a malharia 4D, explorando uma nova dimensão em têxteis avançados, onde só se conhecia até então a malharia convencional e a 3D.
Vamos explicar: malha 3D consiste em um material têxtil que é construído, como o próprio nome diz, em três dimensões. Os teares 3D permitem confeccionar tecidos de malha em alto-relevo, com inúmeras possibilidades de detalhes e de caimento. Também são capazes de fabricar peças de malha já prontas, como blusas e lingerie, por exemplo. A peça sai da máquina pronta para vestir e não necessita de outras operações de produção, são as conhecidas peças sem costura, já existentes no mercado.
Tecnologia sem costura: a versatilidade da malharia 3D. |
A malharia 4D então consiste em uma evolução da malharia 3D, onde um tear de malharia foi desenvolvido para tecer camadas de fio combinadas, horizontalmente, verticalmente e diagonalmente. Outra novidade proposta pelo projeto é que a malha pode ser confeccionada não necessariamente com fios, mas com outros materiais diversos, como tubos, por exemplos. O tear ainda está em fase de teste, mas a empresa já imagina utilizar esta tecnologia em artigos médicos, como meias de compressão e em produtos têxteis aeroespaciais.
Tear 4D que está sendo desenvolvido. Foto: Knitting Industry. |
Complexo, não é? É o que o futuro nos guarda.
Layla Mendes
Fonte: http://tendere.blogspot.com/2014/02/malharia-4d-consegue-imaginar.html
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI