Fonte : Conexão Varejo, n. 34, abril 2011.
Para começar um negócio de sucesso não basta encontrar um ramo de atuação, um nicho de mercado e o perfil certeiro do cliente. Na abertura da empresa é preciso estar atento a todos os passos e detalhes técnicos deste processo. A escolha do imóvel, o contrato social e a tributação, por exemplo, sáo questões importantes que, se mal resolvidas, podem atrapalhar os planos do empresário.
Cerca de 20% das empresas não sobrevivem aos dois primeiros anos de vida, de acordo com a Sebrae. O levantamento mostra como o empreendedor, de um modo geral, não está preparado para a gestão eficiente de seu negócio.
O quadro, no entanto, pode ser mudado. Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a criação de empresas no país teve crescimento de 101% no ano passado, quando atingiu 1.370.464 ante os 680.881 empreendimentos registrados em 2009.
A situação deve permanecer em alta em 2011. Muito deste aumento é reflexo de programas de financiamento como o Empreendedor Individual. Ele possibilita a legalização de pessoas que trabalham por conta própria, como pequenos empresários- somente no ano passado foram registrados 752.628 pessoas. 191 no sul do país, 57% a mais do que no ano passado.
Oferecendo cursos técnicos para a gestão de negócio e para estudos de viabilidade econômica-financeira, o Sebrae é referência no assunto. Desta forma o empreendedor estuda as possibilidades de um produto sob todos os aspectos, sendo um instrumento de diminuição de riscos, que serve a viabilidade da empresa.
No site www.negociocerto.sebrae.com.br, o candidato a empreendedor pode buscar orientações sobre a abertura de um negócio.
Dentre as características que definem um perfil de sucesso, é possível citar a persistência, comprometimento, a exigência de qualidade e eficiência, a busca de informações, planejamento e o monitoramento sistemático.
Ter informações, e saber usá-las para gerar diferenciais na percepção do consumidor, também deve fazer parte do perfil empreendedor. Outro aspecto bastante relevante, é a participação efetiva em entidades de classe e associações, já que se enfrenta hoje, uma concorrência global e não mais apenas local.
Preste atenção
Os principais elementos que devem ser considerados em um empreendimento de sucesso
1. OPORTUNIDADE - é o motivo maior para abrir uma empresa. Sem ela, a pessoa abrirá uma empresa por mera necessidade.
2. CAPITAL DE GIRO- é a causa de 40% das falências. É preciso dosar o pagamento de despesas fixas e variáveis, impostos e juros altos.
3. INVESTIMENTOS NA EMPRESA- é o principal fator de sucesso de um empreendimento, segundo os empresários mais experientes.
4. CONHECIMENTO DO MERCADO-é uma habilidade gerencial, sem a qual o empreendedor correrá alto risco.
5.VENDAS ( MARKETING) - certos ramos dependem quase que exclusivamente deste setor, como é o caso das agências de viagens.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI