Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mercado de combustível no país deve crescer 5% em 2011-sindicato

Mercado de combustível no país deve crescer 5% em 2011-sindicato

RIO (Reuters) - Após crescer 8,7 por cento em 2010, sustentado pelas vendas de gasolina e querosene de aviação, o mercado de distribuição de combustíveis deve ter uma expansão de pelo menos 5 por cento este ano, segundo o sindicato nacional das empresas do setor.

'Vamos crescer alguma coisa em torno de 5 ou um pouco mais, acompanhando um pouco o ritmo da economia, que deve crescer uns 4 por cento... (Vai ser) sustentado por essa perspectiva de um aumento da frota de veículos leves e com o aumento da classe emergente', disse o presidente executivo do Sindicom, Alísio Vaz, a jornalistas.

Em 2010, o crescimento das vendas de gasolina foi de 17,5 por cento, e o de querosene de aviação, de 15,1 por cento, ao passo que o etanol hidratado registrou uma queda de 8,5 por cento.

'O crescimento da gasolina foi alavancado pelo crescimento do consumo e em parte também pelo aumento do preço do álcool. Já a expansão do mercado de querosene de aviação reflete bem o tráfego aéreo do país', disse Vaz.

No primeiro trimestre deste ano, as vendas de gasolina subiram 7,6 por cento, e as de querosene de aviação, 12,1 por cento. O mercado como um todo avançou 3,7 por cento.

No quadrimestre, as vendas de etanol caíram 9,5 por cento, segundo o Sindicom, mas os números de abril já apontaram para uma recuperação.

'Em abril, as vendas do Sindicom foram ao fundo do poço e foram as piores para o mercado de etanol desde 2005', disse ele.

'O desafio de curto prazo deste ano é vencer 2011 sem volatilidade de preço, uma vez que a safra (de cana) não vai crescer de forma significativa para atender a demanda. Temos que administrar o estoque', acrescentou Vaz, ao lembrar que as empresas do Sindicom têm 79 por cento da participação no mercado.

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço