Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp|

Alguns setores industriais de grande peso na economia catarinense, como têxteis e cerâmica, sofreram com a queda das exportações, mas estão conseguindo alguma recuperação com foco no mercado interno.

O setor têxtil, de acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Blumenau e Região (Sintex), Ulrich Kuhn, é muito desigual, apesar de também sentir a sensação global de retomada do crescimento.

– Os segmentos de alta concentração de exportações, como cama, mesa e banho e tecidos a metro, ainda estão distantes da retomada. Mas o segmento de vestuário já está crescendo, com foco no mercado interno. Na média, a utilização da capacidade instalada está em torno dos 80%. Ninguém zerou os investimentos, alguns foram suspensos e estão sendo retomados. Mas ainda é uma retomada com muita cautela – afirma.

Para o setor cerâmico, que também teve queda significativa nas exportações, é o mercado doméstico que permite uma lenta recuperação, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Revestimentos Cerâmicos do Sul do Estado (Sindiceram), Otmar Müller.

– O setor aumentou as vendas para o mercado brasileiro, com recuperação do desempenho. Mas as nossas exportações, além de perderem competitividade por conta da queda do dólar, ainda não deslancharam porque a demanda internacional segue desaquecida – conta.

Os investimentos no setor cerâmico ainda são acanhados, diz ele.

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço