Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mercado negro mundial já vale 480 mil milhões de euros

Atividades penalizam vida humana e crescimento económico

<p>Comércio ilícito de medicamentos chega a 235 mil milhões de euros</p> A nível mundial, o mercado negro já vale 650 mil milhões de dólares, cerca de 480 mil milhões de euros, de acordo com o relatório Transnational Crime in Developing World, da instituição Global Financial Integrity.

Das 12 actividades analisadas, o comércio ilícito de medicamentos é o que mais volume de receitas gera, alcançando 320 mil milhões de dólares (o equivalente a 235 mil milhões de euros). Segue-se a contrafacção de bens, da indústria discográfica à têxtil, que chega a 250 mil milhões de dólares (184 mil milhões de euros, ao câmbio actual).

O restantes 80 mil milhões de dólares (perto de 59 mil milhões de euros) dividem-se por comércio de armas, diamantes, petróleo, arte e órgãos humanos, revela o estudo, divulgado hoje.

“Além de uma análise financeira do custo destas actividades, este relatório conclui que estão associadas a comportamentos ilícitos – abuso dos direitos humanos, corrupção, homicídio, penalizando fortemente a vida das pessoas, refreando o crescimento económico e impedindo esforços políticos”, refere o autor do relatório, Jeremy Haken.

Conclui-se, ainda, que estas actividades estão “a progredir através de crime organizado em redes internacionais vastas”, havendo uma estreita ligação entre o seu crescimento e “a falta de desenvolvimento” dos países.

Comércio ilícito de medicamentos chega a 235 mil milhões de euros

 
 

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço