Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

www.institutomillenium.org.br/wp-content/uploads/2020/02/custo-brasil-400x190.jpg" alt="Arquivos Custo Brasil - Instituto Millenium" />

Entenda os fatores responsáveis por encarecer o Custo Brasil e por que essa discussão é importante para a retomada econômica!

O que é o Custo Brasil?

A Reforma Tributária é uma das mais importantes discussões do cenário político-econômico nacional e deve voltar em breve à pauta do Congresso. Diante deste cenário, o Millenium Explica vem esclarecer sobre um dos principais motivos que tornam as mudanças no sistema tributário necessárias: o Custo Brasil. Entenda abaixo o que é e por que ele é tão elevado no país, nas palavras de Wagner Vargas!

O especialista explica que o Custo Brasil faz referência a diversos fatores que têm influência negativa no ambiente empresarial brasileiro. Segundo dados do Movimento Brasil Competitivo, em parceria com o Ministério da Economia, este custo hoje chega a representar cerca de 22% do PIB, ou seja, 1 trilhão e meio de reais. O que isso quer dizer na prática? A verdade é que, atualmente, é muito caro produzir no país e, se essa realidade fosse diferente, a produtividade brasileira seria infinitamente maior.

Entre os fatores que encarecem o Custo Brasil, está a folha de pagamento das empresas. “Dentre os recursos que as empresa destinam hoje para a folha, apenas 45%, ou seja, menos da metade, fica com o trabalhador. O restante vai para o governo através de impostos, taxas e contribuições. Em média, nos países da OCDE, os recursos destinados aos trabalhadores ficam em torno de 60% a 65%, chegando a 85% em algumas nações. Isso gera uma pressão para a informalidade, fica mais caro, há menos contratações, além de tornar menos viável o investimento em mão de obra qualificada”, esclarece Vargas.

Outro ponto que merece destaque é sobre questões institucionais e tributárias. Há um excesso de burocracia no país, que acaba prejudicando o processo de abertura e fechamento de empresas, o que também gera custos. Além disso, o complexo sistema de impostos e tributos do Brasil requer um grande gasto de tempo e dinheiro por parte dos cidadãos.

“O último fator interessante a ser destacado é a falta de integração modal. Um exemplo é que, hoje, temos praticamente a mesma área dos Estados Unidos, mas possuímos dez vezes menos quantidade de linha férrea que aquele país. Esse tipo de transporte é mais barato, e transporta mais carga”, explica, ressaltando que o aumento da produtividade, com consequente diminuição do Custo Brasil, é essencial para a retomada econômica brasileira após a crise do Coronavírus.

+ Millenium Explica: Por que precisamos da Reforma Tributária?

https://www.institutomillenium.org.br/millenium-explica-o-que-e-cus...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 19

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço