Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Minho forma “doutores” do têxtil no Brasil

Programa será financiado na íntegra por duas universidades brasileiras, cujos alunos vão complementar as actividades de investigação em Guimarães.

A Universidade do Minho vai lançar um programa doutoral em Engenharia Têxtil no Brasil, em parceria com as universidades Estadual de Maringá e Tecnológica Federal do Paraná. O curso terá a duração de três anos e seguirá o modelo praticado na academia minhota, sendo financiado pelos parceiros brasileiros.

 

Este programa, que será concretizado através do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), vai formar 22 novos doutores nas duas universidades do Brasil. A meta é a criação de cursos de pós-graduação e à implementação de novas linhas de investigação na área, informou esta segunda-feira a reitoria da Universidade do Minho.

 

“No primeiro ano, professores do “2C2T” deslocam-se ao Brasil para ministrar as disciplinas referentes ao ano curricular e numa segunda fase os alunos desenvolvem os respectivos trabalhos de investigação sob orientação de professores do “2C2T”. O plano prevê igualmente a estadia dos alunos brasileiros na Universidade do Minho para complementarem as suas actividades de investigação”, descreveu a mesma fonte.

 

O departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, que funciona no pólo de Azurém, em Guimarães, é o principal centro português de estudos e investigação neste sector tradicional, que no ano passado obteve o melhor resultado nas exportações desde o início da crise. A Universidade acredita que este projecto pioneiro em Portugal “servirá de base ao estabelecimento de novas parcerias com instituições brasileiras, neste e noutros domínios da ciência e tecnologia”.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/minho_forma_doutore...

Exibições: 309

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço