Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nós FOMO à sua loja para não ficar por fora.

As pessoas devem ficar doidas por notícias da sua loja, dos seus produtos. Você deve fomentar isso e tem as redes sociais para fazê-lo rapidamente.

 

ONDV_Foto_Artigo_Pedro_0115_Fomo

FOMO significa The Fear of Missing Out (o medo de ficar de fora) e é um vício deixado por nossos ancestrais lá do Seringueti há muito tempo atrás e que as redes sociais vêm aflorando intensamente. As pessoas ficam ligadas o tempo todo para ver se não perdem nada de novo.

As pessoas temem a situação de estar perdendo algo, ficarem de fora e a conexão social é mais importante do que qualquer outra coisa no mundo. O medo de perder (FOMO) algo mais divertido, em um encontro social que só poderia acontecer num dado momento, de não conseguir a prova social tendo o produto que todos têm, de ter ido numa loja – é tão intenso, mesmo quando nós decidimos nos desligar, por um momento que seja, ainda vamos nos conectar mais uma vez, apenas para ter certeza de que nada estamos perdendo.

O FOMO é o principio da fofoca – Existe pergunta mais matadora do que: você não esta sabendo? E é o principio do seu branding também. As pessoas devem ficar doidas por notícias da sua loja, dos seus produtos. Você deve fomentar isso e tem as redes sociais para fazê-lo rapidamente.

Como a informação era muito importante para nossos ancestrais, tanto para saber onde se encontravam as presas ( hoje chamado de business intelligence) e onde estava amoitado o predador. Esse tipo de comportamento ficou incrustado em nosso cérebro até hoje e por isso somos fanáticos por “estar por dentro”.

Conectado a esse medo de perder algo melhor, o que está acontecendo sem ele, o consumidor se liga em marcas que dão notícias, que estão presentes com fatos inéditos e tentadores. Não é assim que Steve Jobs fazia com os lançamentos da Apple? Tempos antes soltava uma fofoca para mídia, depois outra, isso deixava os fanáticos ainda mais tensos.Depois anunciava o dia do evento para imprensa e somente daí colocava nas lojas, sempre com filas homéricas. Até então a demanda virava uma panela de pressão, prestes a explodir, o que fatalmente acontecia no lançamento.

Uma marca que pretenda ter sucesso, necessariamente, deve promover conexões sociais fortes para que as pessoas nela se interessem. Deve provocar a curiosidade. É preciso ser notícia, e quente, diga-se de passagem. A tecnologia, fundamentalmente as redes sociais podem fazer isso por sua marca e loja, basta que você saiba usá-las, mas mais do que isso, é importante que você vire notícia e não só dê notícias por si. Quando o que você diz da marca não é importante, apenas um fato, vais ficar repetindo eternamente, mas quando é (uma presa ou predador) a notícia se espalhará como rastilho de pólvora.

É um caso de controle de impulso, pois não podemos facilmente controlá-lo para “verificar” a última notícia, a marca do momento, o que se fala daqui e dali é algo in “mais importante”, isso desperta a nossa atenção imediata.

Starbucks e Apple fazem tudo isso como ninguém! Se você não foi ou não tem, tu não existes para a sociedade.

A minha pergunta é: Nós FOMO ou não FOMO com a sua marca?

por Pedro Camargo

Exibições: 34

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço