Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nike reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação

December 01, 2010 10:40 AM Eastern Time


Nike reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação aberta com lançamento de ferramenta de design de roupas ecológicas.


BEAVERTON, Oregon--(BUSINESS WIRE)- -Num esforço para ampliar as iniciativas de sustentabilidade da indústria, a NIKE, Inc. (NYSE:NKE) lançou hoje a ferramenta de design de roupas ecologicamente corretas. Com base no Índice Considerado de Design (Considered Design Index) da Nike, o lançamento da ferramenta visa a acelerar a colaboração entre empresas e a inovação sustentável e reduzir o uso de recursos naturais, como óleo e água.

“A decisão da Nike de abrir essa ferramenta de design traz benefícios para todos, porque promove um importante capital intelectual para ajudar toda a indústria”
.Projetada e construída pela Nike durante sete anos, com um investimento de seis milhões de dólares, a ferramenta de design de roupas ecológicas baseada em software ajuda os designers a fazerem escolhas em tempo real que reduzam os impactos ambientais do seu trabalho.

Reconhecendo a diminuição de recursos naturais e a necessidade de mudar para uma economia de baixas emissões de carbono, a ferramenta é uma forma prática de classificar o nível de redução de desperdício dos designs de roupas e aumentar o uso de materiais ecologicamente corretos, além de permitir que os designers façam ajustes em tempo real.

A Nike está comprometida com a inovação aberta e está aberta a todos que estejam construindo e aperfeiçoando essa ferramenta.

“Esta ferramenta simplifica o processo de escolhas sustentáveis corretas por designers já no início do processo de criação de produto. Nos últimos quatro anos, essa ferramenta provou ser inestimável na Nike e nos ajudou a criar produtos com um padrão mais alto de sustentabilidade”, disse Hannah Jones, vice-presidente de inovação e negócios sustentáveis da Nike.

“Ao lançar a ferramenta, esperamos estimular aperfeiçoamentos e inspirar novas colaborações para criar padrões globais na indústria para um campo de atuação equilibrado, incentivar a ampla adoção de práticas de design sustentáveis na indústria e oferecer novos produtos sustentáveis disponíveis para o consumidor.”

Os uniformes de futebol da Nike produzidos para a Copa do Mundo na África do Sul, em 2010, foram um exemplo de como a ferramenta ajudou os designers a produzir os kits mais avançados tecnologicamente e mais corretos ecologicamente da história do futebol. Feitos com poliéster 100% reciclado, a escolha de material removeu treze milhões de garrafas plásticas de aterros sanitários.

Só no ano passado, a Nike dobrou o uso de poliéster reciclado, economizando oitenta e dois milhões de garrafas plásticas de aterros sanitários. Se todos os fabricantes de roupas adotassem o poliéster reciclado em um terço dos seus produtos de poliéster, a demanda por poliéster reciclado seria maior do que a produção anual de garrafas plásticas, o que eliminaria as garrafas PET dos aterros sanitários.

“A decisão da Nike de abrir essa ferramenta de design traz benefícios para todos, porque promove um importante capital intelectual para ajudar toda a indústria”, disse Mindy Lubber, presidente da Ceres, uma importante coalizão de investidores e grupos ambientais. “Tanto para tênis como automóveis, é extremamente importante integrar considerações sobre água, químicos, energia e resíduos ao design do produto. Se todos os fabricantes de roupas usarem essa ferramenta, os impactos poderão ser extraordinários, incluindo desde aterros menos entupidos até a expansão nossas indústrias de materiais sustentáveis.”

Mike Barry, chefe de sustentabilidade da Marks & Spencer, que trabalhou com a Nike durante vários anos sobre questões de sustentabilidade, disse: “Como empresa comprometida com o desenvolvimento de negócios sustentáveis, acolhemos esse tipo de colaboração na indústria. A ferramenta da Nike vai ajudar as empresas e os varejistas de roupas a desenhar produtos mais sustentáveis. Acreditamos firmemente que um conhecimento compartilhado como esse nos ajuda a avançar para um futuro sustentável com mais rapidez.”

Além da ferramenta de design de roupas ecológicas, a Nike vai também lançar a ferramenta de design de calçados, a ferramenta de avaliação de material e a ferramenta de avaliação de água, em 2011.

Essas iniciativas chegam depois do anúncio da Nike feito no início do ano sobre o GreenXchange (GX), um mercado baseado na internet onde as empresas podem colaborar e compartilhar propriedade intelectual que conduza a novos modelos de negócios com sustentabilidade e inovação. A Nike está comprometida com a colocação de mais de quatrocentas patentes no GX para pesquisa, demonstrando sua crença de que a melhor maneira de estimular a inovação sustentável é através da inovação aberta.

A ferramenta de design de roupas ecológicas pode ser encontrada em www.nikebiz.com/responsibility/nikeenvironmentaldesigntool.

Um anúncio informativo pode ser encontrado na internet, em www.nikeresponsibility.com.

Para inscrever-se nos próximos seminários via internet sobre a ferramenta de design de roupas ecológicas, acesse www.nikebiz.com/responsibility/nikeenvironmentaldesigntool.

Sobre o Considered Design da Nike

A meta do Considered Design é criar produtos inovadores de alto desempenho que minimizem o impacto ambiental, reduzir o desperdício através de um processo de desenvolvimento e design, usar materiais ecologicamente corretos e eliminar os produtos tóxicos. Para outras informações, acessewww.nikebiz.com/crreport/content/environment/4-1-0-overview.php?cat=overview.

Sobre a NIKE, Inc.

A NIKE, Inc., com sede próxima a Beaverton, estado de Oregon, EUA, é a empresa líder em design, comercialização e distribuição de calçados, roupas, equipamentos e acessórios esportivos autênticos para uma ampla gama de esportes e atividades físicas. Entre as subsidiárias integrais da Nike, estão a Cole Haan, que cria, comercializa e distribui sapatos, bolsas, acessórios e casacos de luxo; a Converse Inc., que cria, comercializa e distribui calçados, roupas e acessórios esportivos; a Hurley International LLC, que cria, comercializa e distribui calçados, roupas e acessórios para esportes de ação e estilo de vida jovem; e a Umbro Ltd., marca líder do futebol global com sede no Reino Unido. Para obter mais informações, acesse www.nikebiz.com.

Para outras informações, incluindo material de multimídia, acesse: www.nikemedia.com

Galeria de fotos/multimídia disponível em: http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=6528524&lang=pt

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contacts
NIKE, Inc.
Erin Patterson, 503-532-2648

FONTE: http://www.businesswire.com/news/home/20101201006266/pt

Exibições: 214

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço