Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

No Dia do Têxtil, conheça as oportunidades profissionais do setor


Florianópolis, 18.04.2011 - Muitos catarinenses comemoram no próximo dia 21 de abril o Dia do Têxtil. O setor é o terceiro que mais emprega no estado, com mais de 59,2 mil trabalhadores (segundo Ministério do Trabalho e Emprego), contratados por cerca de 1800 indústrias. Mas mesmo com tantas vagas, a prioridade das empresas é por profissionais qualificados, desde os níveis operacionais até os estratégicos. A afirmação é dos especialistas do SENAI na área de tecelagem, que acompanham de perto as necessidades do setor.

Quem se dedica à formação profissional tem um leque de opções para trabalhar: pode atuar em indústrias têxteis de beneficiamento plano ou de malharias, tinturarias, estamparias, fiações, laboratórios químicos ou físicos têxteis e em confecções. Segundo Maria Elisa Severino, coordenadora do curso técnico em tecelagem do SENAI em Brusque, os salários de um profissional de nível técnico da área têxtil variam de R$ 1.000 até R$ 1.800. "E podem chegar a valores bem maiores, dependendo da experiência do profissional", completa.

"Por incrível que pareça, mesmo com a concorrência com a China, ainda recebemos diversas solicitação de empresas procurando profissionais", conta Marcos Antônio Viana, coordenador do curso técnico de Tecelagem do SENAI em Blumenau. "Muitos dos nossos alunos já estão trabalhando. E os que perdem o emprego, facilmente conseguem se reinserir, com indicação de colegas", diz.

O SENAI oferece o curso técnico em Tecelagem em suas unidades de Brusque, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul. Segundo Viana, os alunos que concluem o curso costumam ocupar cargos como de encarregado, coordenador, supervisor ou mesmo de gerente. Para quem já possui formação em nível superior, a unidade do SENAI em Brusque já está formando lista de interessados na pós-graduação MBA na Cadeia Têxtil, que tem início previsto para este ano. A especialização pode ajudar profissionais com ou sem formação na área têxtil a exercer funções estratégicas em empresas do ramo.

Entre as funções do setor, outra que também tem se destacado é a de revisor de tecidos acabados. Só em 2010, foram mais de 5700 admissões no cargo e um saldo de 777 novas vagas. Para quem aspira a um emprego dessa função, os professores do SENAI indicam cursos de qualificação como os de colorimetria, tintureiro, análise de malha e controle de qualidade têxtil. As unidades do SENAI em Santa Catarina também oferecem cursos de iniciação profissional e de aperfeiçoamento em mecânico para malharia de tear circular, tintureiro e técnicas de estamparia, entre outros. São opções indicadas para profissionais interessados em atuar em funções específicas de execução.

Em Brusque, os alunos do SENAI têm a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos laboratórios de fiação, tecelagem plana e tecelagem de malha, além de laboratórios de física e de química têxtil. Os laboratórios tem o objetivo de reproduzir o mais próximo possível a estrutura e os processos das indústrias da região. Na unidade de Blumenau, os cursos da área têxtil também tem ligação direta com a realidade das empresas, com aulas ministradas dentro das fábricas.


Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. No ano de 2010, o SENAI/SC registrou mais de 90 mil matrículas.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias a captassem recursos de inovação.

Exibições: 149

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Edimlson S.S em 21 abril 2011 às 7:09

as materias bublicada neste blog são de grande relevancia para nos manter informado sobre os acontecimento na cadeia textil.

è apaixonante atuar neste seguimento de mercado que possui um leque de oportunidades para que tem vocação para atuar nesta area lider na geração de oportunidades.

eu particulamente já trabalho na area textil a 12 anos e estou em busca de cada vez mais conhecimentos.

valeu pela dica do SENAI, vou pesquisar uma forma de fazer curso a distancia pois sou de Itabuna BA.  o custo para se deslocar até SC é muito elevado.

  

 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço