A Fiems, o Sindivest/MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) no Estado acertaram, durante reunião no fim de tarde de ontem, a realização de palestra sobre a Lei de Etiquetas na próxima terça-feira (26/04), às 19 horas, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Na prática, o evento servirá para repassar aos empresários do setor do vestuário e têxtil que tipo de informações técnicas devem constar nas etiquetas.
Durante a reunião entre o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, e a diretora-técnica da Aems (Agência Estadual de Metrologia), Luciana Boni Cogo, também ficou definido que a palestra técnica abordará especificamente o regulamento técnico de etiquetas de produtos têxteis coordenada. “Existem leis no Brasil para que as etiquetas dos produtos têxteis atendam o regulamento técnico e é sobre essa resolução do Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) que vamos abordar na palestra”, disse Luciana Cogo, que será a palestrante.
Prevenção
Ainda segundo a diretora-técnica da Aems, o foco do encontro é a informação e a prevenção para que as indústrias atendam à legislação. “Já iniciamos esse trabalho preventivo em parceria com o Sindivest/MS, que impactou na redução de irregularidades apresentadas nos produtos sul-mato-grossenses e nossa intenção é dar continuidade”, explicou, acrescentando que o Inmetro é responsável pela fiscalização, notificação e autuação de empresas que não atendem aos requisitos exigidos.
José Francisco Veloso Ribeiro ressaltou que o evento é mais uma ação voltada para o setor de vestuário, tecelagem e fiação no sentido de viabilizar informações imprescindíveis para o empreendimento. “As informações vão atualizar o empresário sobre a regulamentação têxtil que deve estar de acordo com as normas aprovadas no âmbito Mercosul e pode abrir as portas para novos mercados na América Latina”, ressaltou, completando que essa é a segunda edição da palestra, que já foi realizada em 2009 para empresários do segmento.
Jaime Verruck pontuou que a palestra visa orientar empresários da indústria e do comércio para adequação às leis vigentes, que pode garantir tranqüilidade ao empresário porque os fiscais do Inmetro têm a responsabilidade de notificar e autuar lojas e fábricas que utilizam etiquetas fora do padrão. “A palestra visa oferecer suporte para que as empresas trabalhem dentro da lei e, com isso, os empresários tenham mais tempo para pensar na gestão dos negócios e não na resolução de eventuais problemas que possam surgir por descumprimento de uma etiqueta fora do padrão”, destacou.
Fonte:|correiodoestado.com.br|
Comentar
Marildo,
Devo concordar com você que a informação poderia chegar com mais facilidade aos fabricantes. Isto só vem a nos confirmar quanto a defasagem de comunicação no Brasil em relação a fazer circular informações tão importantes quanto estas. Desde 2002 eu venho acompanhando as frequentes atualizações em que a Norma de Etiquetagens para Produtos Texteis vem sofrendo no Brasil de modo e deixar as nossas etiquetas pronta a atender as exigências do mercado. O que me deixa mais surpreso é que, hoje, em 2011 ainda existem fabricantes/empresas que ainda não se adequaram à norma no tocante a informações obrigatórias do fabricante bem como informações de cuidados de lavagem. Isto torna passivo demais que a empresa seja autuada pelos orgãos competentes por não atenderem o que é exigido.
Mas, fica a pergunta, será culpa nossa, que não corremos atrás de nos atualizarmos?? ou dos órgãos, que deixam a desejar em relação a divulgação??
No inicio deste mês foi expedida a "Portaria nº 166, de 8 de abril de 2011" considerando as discussões realizadas no âmbito do Mercosul e a aprovação do Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis, através da Resolução Conmetro nº 02, de 06 de maio de 2008.
Um dos obejtivos é padronizar os critérios para os órgãos delegados da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I) na fiscalização e coleta de amostras de produtos têxteis, para a realização de ensaios físico-químicos em complementação ao Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagens de Produtos Têxteis, aprovado pela Resolução acima citada.
Me envie seu email pelo twitter que encaminho para você.
Abraços e sucesso para você.
que ótimo esta noticia! podemos alcançar mais o mercosul com tranquilidade.
estas informções poderia chegar com mais facilidade aos fabricantes.
estamos em cuiaba-mt, e precisamos ter mais acesso com segurança e atentar mais a qualidade, informações e sustentabilidade.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI