Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

01.jpg

Filho de peixe: Pasquale Natuzzi herdou do pai a expertise de fazer móveis. Hoje ele é dono da única empresa italiana do setor listada em Wall Street 
 

O empresário italiano Pasquale Natuzzi, que fabrica os sofás preferidos da popstar e de astros de Hollywood, prepara-se para ampliar seus negócios no Brasil.

 

Um italiano curiosamente de poucas palavras, o empresário Pasquale Natuzzi, de Taranto, na região de Puglia, só solta o verbo quando se dispõe a definir os móveis fabricados pela empresa que leva seu nome de família, a Natuzzi. 

Aquele que vive em harmonia já está desfrutando do luxo. Por isso projetamos nossos produtos pensando exclusivamente no conforto e no bem-estar de nossos clientes. Nós os compreendemos, afirma  Natuzzi. 
 
Na casa dos 70 anos, vaidoso a ponto de não confirmar sua idade exata, ele herdou do pai marceneiro o amor pela arte de criar móveis. Com 19 anos, colocou em prática o que aprendeu em casa e, hoje, após cinco décadas, acumula as funções de CEO e presidente de um grupo que fatura 700 milhões de euros por ano e se tornou um dos símbolos do bom gosto e da sofisticação do setor de móveis de luxo. 
 
Líder mundial no segmento de sofás de couro,  sua especialidade, a Natuzzi é também a única moveleira italiana cotada na Bolsa de Nova York. Estamos em Wall Street desde 1993, diz o empresário.
 
O design, presente em sofás, poltronas, cadeiras, pufes e estantes, entre outros móveis residenciais assinados por Natuzzi, virou referência de produto bem acabado em toda a Europa e nos EUA. 
 
Essas credenciais conquistaram admiradores e clientes entre nomes estrelados da música pop e de Hollywood. Vendemos muito sofás para Madonna e para o George Clooney, que tem residência no Lago di Como, na Lombardia, entre outros astros, disse o empresário italiano, com exclusividade para a DINHEIRO. 
 
02.jpg
Clientes estrelados: Madonna e George Clooney - que tem uma casa no Lago di Como, na Lombardia, na Itália - compraram sofás da linha Premium, a mais cara da grife 
  
Natuzzi diz aplicar o italian way of life nas três linhas de móveis que saem de suas 11 fábricas espalhadas pela Itália e também pela China, Romênia e Brasil, onde está instalado há dez anos, com uma unidade em Salvador (BA), com cerca de dois mil funcionários. 
 
Esse modelo de comportamento se traduz nas linhas clean e nas cores sóbrias das tintas aplicadas em suas coleções. São quatro linhas principais, de acordo com ele: a Natuzzi, cujas peças são voltadas para o público AA, a Editions, para clientes da classe média alta, e a linha Italsofa, destinada ao público jovem, que está saindo de casa pela primeira vez. 
 
A quarta linha é a Privaty Label, destinada à produção de móveis para clientes corporativos. É dessa divisão que saem móveis encomendados pela popular rede de móveis sueca IKEA, por exemplo. 
 
Natuzzi faz questão de comandar pessoalmente o processo de criação dos móveis desenvolvidos no Centro de Estilo da fábrica, em Santeramo in Colle, na província de Bari. 
 
04.jpg
 
É lá que ele chefia uma equipe de 120 profissionais, que se debruçam nas pranchetas de projetos para elaborar os modernos móveis da grife, como o sofá Surrond, que traz caixa de som e plug para conexão de iPod. 
 
Além do grupo de designers, estilistas, arquitetos, engenheiros, coloristas e decoradores próprios, a Natuzzi faz parcerias com artistas de primeira linha de diferentes partes do mundo. Temos acordo com designers renomados  como  o egípcio Karim Rashid e os italianos Paola Navone e Mario Bellini.
 
O grupo tem intenção de também trabalhar com profissionais brasileiros. Perguntado quando virão essas parcerias, Natuzzi se esquiva. A partir do momento em que estivermos mais estabelecidos no País, com mais lojas, começaremos a procurar nomes locais para assinar novas linhas, diz. 
 
03.jpg
 
 
Consolidado na Europa, Natuzzi  está  de olho é nos mercados bem distantes da velha bota. Até porque 90% da produção total da sua empresa é exportada para 123 países. O Brasil ainda representa pouco neste montante; por isso mesmo,  apresenta um grande potencial, na visão de Natuzzi. 
 
Nosso objetivo é cobrir todo o território brasileiro com as marcas Editions, Italsofa e Privaty Label e, em aproximadamente um ano, entrar com lojas da Natuzzi, diz. 
 
Atualmente, a linha premium só é vendida no País por encomenda, na única loja da Natuzzi, no Shopping D&D, em São Paulo.  Muitos de nossos clientes descobrem os móveis  quando viajam a Milão, diz. Ao voltarem ao Brasil, fazem o pedido por meio do catálogo.
FONTE: ISTO É DINHEIRO
Por Suzana Borin

Exibições: 550

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço