Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nova medida de proteção à resina plástica preocupa Abiplast

 

A Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) questiona recente medida do governo federal para proteger mais a resina plástica polipropileno fabricada no País. 

 

A Camex (Câmara de Comércio Exterior), órgão do governo federal, elevou há poucos dias, a pedido da Braskem, os direitos antidumping aplicados sobre as importações brasileiras de polipropileno dos Estados Unidos.

 

A elevação foi solicitada pela própria Braskem, em recurso administrativo contra a decisão de aplicar direitos antidumping no valor de US$ 82,77 por tonelada. A partir do dia 18, o direito foi alterado para 10,6% sobre o preço CIF (em inglês, custo, seguro e frete) das importações.

 

O polipropileno é matéria-prima utilizada na produção de diversos produtos, como seringas, luvas hospitalares, embalagens plásticas e peças de automóveis.

 

Segundo a associação da indústria do plástico, os preços de polipropileno no Brasil já são os mais altos do mundo e calcula que o percentual do adicional tarifário aplicado, a valores atuais de mercado internacional, encarecerá as importações de polipropileno em aproximadamente US$ 200 dólares por tonelada.

 

"A Abiplast informa que desconhecia o recurso da Braskem perante a Camex e que está estudando alternativas em relação à medida", afirma o presidente da entidade, José Ricardo Roriz Coelho.

 

A elevação do direito antidumping, que poderá encarecer os preços de diversos produtos derivados de polipropileno, ocorreu menos de um mês após o Cade aprovar a aquisição da Quattor pela Braskem.

 

Com a aprovação, a Braskem passou a ser a única empresa produtora de polipropileno no Brasil. Por ocasião da aprovação da operação, diversos conselheiros do Cade manifestaram profunda preocupação com relação às dificuldades de importar resinas de polipropileno por empresas brasileiras e ao nível de proteção às resinas produzidas pela Braskem.

 

 

FONTE: 

Do Diário do Grande ABC


Exibições: 148

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço