Você sabe o que é biomimética? É o estudo das estruturas biológicas e das suas funções para, assim, aprender com as estratégias e soluções da natureza, ou seja, é uma forma de observamos na natureza soluções que podem ser aplicadas na engenharia, tecnologia, Design e outros campos.
Leonardo Da Vinci era um grande estudioso da biomimética (apesar de, na época, nem existir o termo). O polímata extraiu da natureza muitas das referências que se tornaram invenções, como paraquedas, submarino e o helicóptero. Para quem está em São Paulo, atualmente está em cartaz a exposição “Leonardo Da Vinci – 500 anos de um gênio”, que mostra um pouco desta metodologia de criação (podemos chamar até de Design, por que não?) do gênio italiano. A exposição multimídia fica no Museu da Imagem e do Som até o dia 01 de março de 2020.
Voltando ao nosso cenário, apesar da humanidade sempre ter olhado para a natureza como inspiração para o Design, apenas em 1997 isso se transformou em metodologia para inovação. O livro “Biomimética: inovação inspirada pela natureza (Biomimicry)”, da bióloga Janine Benyus, apresentou ao mundo a biomimética como metodologia. Na apresentação “Janine Benyus: Biomímica em ação”, a pesquisadora mostra como designers e inventores podem se inspirar na natureza, encontrando soluções à prova d’água, aerodinâmicas e com captação de energia solar, entre outros. Na palavras de Benyus, “não somos os primeiros a fazer isso.”
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI