Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O que de maior importancia têxtil aprendi na Turquia

 

Queridos:

Aqui esta um sumario textil das impressoes que tive da Industrua Textil na Turquia, com varios pontos muito selhelhantes aos da crise pela qual estamos passando no Brasil.

Tudo esta escrito da pagina  26 a pagina 30 da Revista Textil, cujo link esta abaixo:

http://www.revistatextil.com.br/rv.virtual/default.html

Seus comentarios serao benvindos.

 

Sam de Mattos, Jr

Exibições: 329

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sam de Mattos em 17 dezembro 2011 às 1:03

Ah Farneis... Só mesmo voce. É, sonhar e mais condizente aos velhos... Ainda que meio inatingíveis e improváveis de acontecer são medidas necessárias para a nossa soberania. Para haver cidadania é necessário educação, ética, conhecimento, respeito e por ai vai. Bem dei - e ando dando - uma de Emile Zola: J'Acuse! O que será feito desse ponto em diante não depende só de mim, mas do povo. Utópico? Claro. Mas o profeta ha dizia “se eu nao clamar, as pedras clamarão”. Bem que o Eike Fuherkel Batista gostaria que eu esperasse as pedras clamassem. Mas Farneis, sou um homem de pouca fe... Clamar, clamo eu.

Comentário de Farneis Berberian em 16 dezembro 2011 às 19:44

Muito agradável, no sentido da maneira como esta escrita, a leitura das suas impressões Sam. Porem eu não acredito que seja possível o governo brasileiro ser suficientemente pro ativo. Você mesmo exemplificou o caso das fardas. Também não creio que o povo adote uma postura patriota, ou mesmo consciente o suficiente, para deixar de comprar o mais barato, em prol do bem coletivo, e inclusive dele próprio. E a nossa indústria? Bem muitas delas utilizam insumo textil importado e mais barato na sua producao. Não me parece muito provável a mudança nestes três paradigmas.  Quanto à nossa  facilidade, para não dizer, bendição em relação as commodities, também não vejo onde essa produção/venda aos chineses poderia se traduzir  em rendimento para o povo. Eu creio que seria melhor para o planeta, e para o Brasil, que as pessoas diminuíssem drasticamente o consumo de bens e passassem a consumir mais serviços, o planeta agradeceria e os chineses não teriam como praticar dumping e baratear serviços aqui no Brasil. Alias, crescendo a taxas de 10% ao ano, Mr. Batista terá muito trabalho para fazer navios ainda maiores e sem rachaduras...

Comentário de Sam de Mattos em 16 dezembro 2011 às 12:11

Sim historicamente e discritivamente voce esta certo sobre o genesis da Revolucao Industrial. Os seus comentarios extendidos, tambem estao corretos e creio que a aanalise do artigo na RT plenamente concorre com o seu texto. Obrigado, Sam de mattos

Comentário de Antonio Celso Alves em 16 dezembro 2011 às 9:45

Ótimo artigo sr. Sam, parabéns. Infelizmente o problema que vivenciamos aqui no Brasil não é local e sim global. Temos muito a fazer para sair dessa situação, mas não será fácil. Estamos esperando o anúncio de medidas governamentais que são extremamente necessárias, porém sabemos que isso por si só não será sufuciente. Será necessário também uma mudança na filosofia de trabalho do setor têxtil, o que não acontece do dia para noite. Durante esse processo muitos ficarão pelo caminho, mas aqueles que conseguirem superar os obstáculos estarão muito mais fortalecidos, e no final agradecerão por todos os problemas que os obrigaram a evoluir.

Assim como a Revolução Industrial iniciada no século XVIII surgiu em oposição as produções artesanais, as transformações que vivenciamos hoje não são opcionais, ou seja, aqueles que se adaptarem irão sobreviver, os demais ficarão apenas nos registros históricos de uma determinada fase do sistema produtivo.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço