Freud explica em ” O Futuro de uma Ilusão ” , sobre a importância vital dos líderes para a construção da civilização , que : ” É tão impossivel passar sem o controle da massa por uma minoria, quanto dispensar a coerção no trabalho da civilização, pois as massas não tem amor à renúncia instintual e não podem ser convencidas pelo argumento da sua inevitabilidade ” ( o que quer dizer, aceitar os inerentes sacrificios ao ato de estar vivo, da convivência , e de compreender o engano das zonas de conforto individuais – como alavancadoras das zonas de tormentas futuras..) E Freud continua : “..Tudo correrá bem se esses líderes forem pessoas com uma compreensão interna ( insight ) superior das necessidades da vida, e que se tenham erguido à altura de dominar seus próprios desejos instituais. Há porém o perigo de que, a fim de não perderem sua influência, possam ceder à massa mais do que esta a eles ”
Grande é a luta íntima de um líder. Vive crucificado entre as tormentosas forças interiores de si mesmo, em combates apocalípticos com a consciencia do que deve ser feito que habita dentro de si; e tudo isso numa imensa pororoca com as forças externas, demandas por desejos, vontades, clamores egocentrados de faccões e das tais ” massas ” abordadas por Freud. O moderno efeito voto, onde para ganhar eleição tudo é permitido oferecer, menos a inevitabilidade das dificuldades e do desconforto de todos para a melhoria de cada um é o estado da nossa arte atual. E agora líderes, diretores, presidentes , pais , mães, educadores….e Presidenta Dilma ? à curto prazo sómente um belíssimo ” divã “. À longo prazo me aquieto com o próprio Freud, que explica : “… o problema que temos é resultado de defeitos nos regulamentos culturais, falhas nas quais os homens se tornaram amargurados, vingativos e inacessiveis. Gerações novas que forem educadas com bondade, ensinadas a ter uma opiniao elevada da razão, e que experimentarem os beneficios da civilização numa idade precoce, terão atitude diferente para com ela. E serão cada vez mais parecidos com os seus líderes A única saida é a partir da infância. ”
Crianças unidas jamais serão vencidas ! Líderes superantes, mantenham dentro de si, o melhor de suas crianças vivas. Só a criança salva.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI