Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Docentes inovam em sala de aula para que estudantes desenvolvam habilidades práticas e conhecimentos técnicos.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI está provando, na prática, que a educação é um poderoso agente de transformação social. Através de projetos interdisciplinares e focados em problemas reais, professores e estudantes estão construindo um futuro mais promissor, unindo conhecimento técnico com habilidades práticas e senso de cidadania.
Um dos projetos é a criação de luminárias artesanais da escola SESI de Brusque - SC, que une arte e eletricidade de forma inovadora. O professor Marlon, de matemática e tecnologias, e a professora Emiliana, de linguagens e artes, desenvolveram a iniciativa que vai muito além da sala de aula. Os estudantes não só confeccionam as luminárias, utilizando balões e barbantes de forma criativa e aprendem também os fundamentos da eletricidade.
"Tudo isso eu passo em sala de aula para os meus alunos, inclusive a parte do bocal, para que haja sempre segurança na instalação, para eles entenderem como funciona para evitar qualquer tipo de acidente dentro de casa", explica o professor Marlon.
Ele destaca a importância de capacitar os estudantes para pequenas manutenções elétricas domésticas, garantindo segurança e autonomia. Uma das atividades mais envolventes é a demonstração da condutibilidade da água, onde o simples adicionar de sal faz a lâmpada acender, provando que "é mais o que tem dentro da água do que a água em si que conduz a eletricidade."
O impacto na vida dos estudantes é visível. Eles descrevem o projeto como algo "mais dinâmico" e que "foge daquela coisa teórica", um diferencial que os cativou. Para muitos, o contato com a eletricidade foi uma novidade, e o aprendizado tem sido divertido. "Já existiram outras pessoas na nossa turma que o impacto foi maior, porque elas não sabiam nada sobre eletricidade", revela um dos estudantes.
Essa experiência tem inspirado diversos estudantes a buscar cursos profissionalizantes na área de elétrica, como o SENAI, vislumbrando novas carreiras e um futuro com mais oportunidades.
Além das luminárias, a EJA do SESI , em tangará - MT no Centro-Oeste, abraça projetos com um forte cunho social e de sustentabilidade. Uma das iniciativas transformadoras abordou o surto de dengue em uma cidade, mobilizando todas as áreas do conhecimento para conscientizar os estudantes e a comunidade. A professora e supervisora dos projetos Luciane Ferreira, detalha a criação de panfletos, palestras e até a produção de repelentes e aromatizantes pelos próprios estudantes.
Outro exemplo é o projeto "EJA em ação transformando óleo de cozinha em solidariedade". Os alunos foram protagonistas em todas as etapas, desde a conscientização sobre o descarte correto do óleo até a produção de sabão e outros produtos. A iniciativa incluiu a elaboração de material publicitário e a doação de todo o material produzido para uma ONG local, que reverteu a venda em doces para crianças carentes no Natal.
Esses projetos práticos têm um impacto direto na vida dos estudantes. Luciene observa que muitos passaram a produzir, principalmente o sabão, como forma de gerar uma segunda renda, demonstrando como o conhecimento pode se transformar em autonomia financeira. Além disso, há uma forte conscientização ambiental sobre o descarte correto do óleo e a importância dos cuidados contínuos com a dengue.
"Às vezes, o estudante da EJA é mais humilde. Então com isso, ele consegue fazer coisas que ele tem em casa, simples, para se proteger também", afirma a professora.
Tanto o professor Marlon quanto a professora Luciene são unânimes em expressar sua paixão pela EJA. Para Marlon, é uma "paixão" que ele carrega desde 2016, vendo na EJA a oportunidade de acolher estudantes que buscam um futuro melhor.
Para Luciene, o impacto da EJA se manifesta em "vários âmbitos", desde o mercado de trabalho, onde o certificado de conclusão do Ensino Médio é um diferencial, até na vida familiar, onde muitos pais agora conseguem auxiliar os filhos nas tarefas escolares.
Os alunos, por sua vez, expressam gratidão pela oportunidade. A experiência não só abre portas para faculdades e cursos profissionalizantes, mas também resolve pendências e, às vezes, realiza um sonho.
Uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) criada para aproximar alunos, professores e toda a comunidade da educação, promovendo conexões, ideias e boas práticas.
Acompanhe nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp.
Tem dúvidas ou quer compartilhar os projetos da sua unidade? Fale com a gente pelo nosso SAC.
Por: Rosane Gino
Editor: Lucas Correa
Da Agência de Notícias da Indústria
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/o-que-l...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI