Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pente liço: Peça do tear com dupla função: abrir a cala e comprimir a trama, quando levada ao eixo dianteiro. Há vários tamanhos no mercado. Eu trabalho com dois. De 40cm e 1m de largura, mas há pente liço maiores ou menores que esses.
Apoio: Parte do tear onde o pente se apoia em cima quanto embaixo. Ele possui dois apoios presos nos suportes reguláveis, que por sua vez ficam presos nas travessas laterais do tear.
Cavalete: armação regulável onde o tear se apoia.

Barra de tensão: travessas horizontais fixas, paralelas aos eixos, permite que o urdume se apoie para o tecelão tencionar os fios e linhas.

Braço: Esta preso as travessa laterais e ao cavalete do seu tear. Regula a inclinação do mesmo. Mas há modelos de teares que são projetados sem eles.


Catraca: com ela podemos girar, tesionar os eixos do tear e ainda travar.

Eixo traseiro e dianteiro: lugar que se enrola os fios e linhas trabalhados no urdume anteriormente. O eixo traseiro irá receber todo comprimento do tecido que será tramado, a medida que se trabalha, o tecido que se cria será enrolado na parte dianteira do tear.

Urdideira: peça que acompanha o tear para medir, separar e cortar os fios, e suas sequências de cores. Podem ser de mesa ou parede, também determinam no comprimento máximo do urdume. Os tecelões escolhem como querem trabalhar.

Chave tensora: peça que facilita o tecelão acionar catracas para girar eixos, terminar de enrolar fios e dar a tensão ao urdume.

Navete: Leva os fios da trama pela cala durante execução da obra.

Trava: bloqueia movimento do eixo e mantém tensão do trabalho com o urdume.

Exibições: 1667

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço