Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Oferta de vagas para costureiras aumenta mais de 30% no 2º semestre

Fonte:|eptv.globo.com/educacao|

Diretor de Pólo Textil garante que pelo menos mil postos de trabalho estão abertos

Pelo menos mil vagas de emprego estão abertas para costureiras apenas nas cidades de Americana, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara D’Oeste. É essa a realidade do mercado de trabalho no setor têxtil na região de Campinas. Outros municípios, como Socorro e Campinas, vivem a mesma realidade: muitas oportunidades e pouca mão de obra qualificada e pronta para trabalhar. Algumas fábricas demoram meses para encontrar uma costureira preparada para enfrentar as oficinas. Boa notícia para quem busca novos desafios na vida profissional.

Quem pensa em trabalhar como tecelão ou em outras funções de produção, como modelista, técnico de manutenção, eletricista e operador de máquinas, também não deve perder tempo. A previsão é que o número de contratações no 2º semestre de 2010 aumente 32% no setor de confecção e 15% no setor de tecelagem.

O Pólo Tec Tex de Americana, mais conhecido como Pólo Têxtil, abrange 780 empresas de confecção de vestuário de cinco cidades da região de Campinas - Americana, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara D’Oeste - e é referência nacional no setor. Ele é responsável por 72% dos empregos da região metropolitana de Campinas (RMC) na área, representando 32 mil empregos formais.

O gargalo de mão de obra técnica e qualificada é uma realidade em diferentes setores da economia brasileira, como o automobilístico e da construção civil. A demanda por profissionais nas confecções e oficinas de costura tem feito com que empresas se unam para oferecer cursos e treinamentos de graça e atrair pessoas que estão fora do mercado (veja o vídeo).

Um projeto de incubadoras tem capacitado centenas de profissionais na formação técnica de costura, mas também no aprendizado de comportamento dentro de uma empresa e noções de finanças (entenda o que é uma incubadora no vídeo ao lado). Durante dois anos, homens e mulheres passam por diferentes maquinários e funções que irão desempenhar dentro das confecções, para posteriormente poderem ser contratados por uma empresa ou prestar serviço terceirizado através do próprio negócio.

Os interessados nas vagas podem entrar em contato com o Pólo Têxtil pelo telefone (19) 3461.1477

Homens nas oficinas de costura

Com o mercado de trabalho aquecido, quem tem aproveitado as oportunidades são os homens, que segundo o diretor adjunto do pólo têxtil, Helton Jorge Filho, migraram das tecelagens para as confecções. Além de darem conta da demanda, a mão de obra masculina em um ambiente dominado por mulheres tem surpreendido os empresários do setor. (veja vídeo)

Malharias também estão contratando

Conhecida pelas malharias, a cidade de Socorro também está com falta de mão de obra de costureiras. De acordo com a secretária-executiva da Associação Comercial e Industrial do município, Roberta Correa Bueno, as 150 malharias estão confeccionando as coleções Primavera-Verão, mas já adiantam a produção da coleção Outono-Inverno do próximo ano, o que reflete positivamente no mercado de trabalho. Nos dois últimos meses, o número de vagas aumentou 20%. Os currículos podem ser entregues na sede da associação. Mais informações pelo telefone (19) 3895-2019.

Senai oferece cursos gratuitos

Somente moradores das cidades que compõem o Pólo Tec Tex podem participar do projeto de incubadoras. Mas quem pensa em se qualificar para conquistar uma das milhares de vagas abertas no setor têxtil da região, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece um programa gratuito para capacitação de profissionais para a área de vestuário. Em 2010, foram abertas cinco mil matrículas no Estado de São Paulo.

As vagas serão direcionadas à preparação de mão de obra básica nas áreas de auxiliar de modelista de roupas, costureiro de máquinas reta e overloque, supervisor de produção e mecânico de máquinas reta e overloque. O público-alvo são desempregados que estão ou não recebendo o seguro-desemprego e candidatos ao primeiro emprego.

As unidades do Senai que oferecem os cursos na região de Campinas são:

Indaiatuba: Centro de Treinamento Senai Comendador Santoro Mirone
Rafard: Centro de Treinamento Senai Celso Charuri
Limeira: Escola Senai Luiz Varga
Americana: Escola Senai Prof. João Baptista Salles da Silva
Santa Bárbara D’Oeste: Centro de Treinamento Senai Fundação Romi

Em Capivari, o curso é oferecido em parceria com a Prefeitura.

O Senai também oferece cursos de aprendizagem industrial e técnicos tradicionais, voltados ao setor têxtil em três cidades que integram o Pólo (Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré). Mais informações aqui ou pelo telefone 0800 551000.

Falta de mão de obra emperra crescimento

De acordo com o Pólo Tec Tex, as empresas de confecção da região de Campinas estão impedidas de crescer e perdendo mercado para concorrentes de outros estados por falta de mão de obra. Uma alternativa encontrada foi a terceirização de 72% da produção, sendo 62% informalmente.

Sobre o Pólo Tec Tex

O Pólo Tecnológico da Indústria Têxtil e de Confecção dos municípios de Sumaré, Santa Bárbara D' Oeste, Nova Odessa, Hortolândia e Americana foi criado em 2002 com o objetivo de reunir e representar toda a cadeia produtiva do setor têxtil e de confecção da região de Campinas. O Pólo é formado por empresas do setor têxtil e de confecção de toda a cadeia produtiva (indústria, serviço e comércio)

Exibições: 211

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço