Para organização, setor terá seu pior ano desde 2009
O crescimento do comércio mundial vai desabar em 2012, terá seu pior ano desde 2009 e os países emergentes terão suas exportações seriamente afetadas no ano como resultado da crise na Europa. Pelo menos é o que dizem os dados divulgados nesta quinta-feira pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
Segundo a organização, os dados revelam que a expansão de exportações e importações em 2011 já sofreu um severo freio em comparação a 2010, com um crescimento de apenas 5%, e que a taxa cair pela metade neste ano.
Para 2012, a expansão será de apenas 3,7%. Só 2009, o pior em sete décadas, foi mais negativo que o atual ano. No auge da crise, o comércio caiu 12%. Na avaliação da entidade, diversos países emergentes podem sofrer, já que tem na Europa seu principal mercado exportador.
Na melhor das hipóteses, o comércio de países em desenvolvimento terá uma expansão de apenas 5,6%. Nos países ricos, o aumento das importações será de meros 1,9%. Em 2010, a elevação das exportações chegou a 13,8%.
Para a OMC, uma recuperação mais forte do comércio virá apenas em 2014, quando se espera que a economia europeia dê sinais claros de retomada do crescimento.
Fonte:|http://www.guiamaritimo.com.br/omc-preve-%E2%80%9Cdesabamento%E2%80...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI