Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Onde conseguir crédito para abrir um negócio? O NAC Responde!

Por conta do alto risco de dívidas e a falta de garantia, o empresário pode ter dificuldade de acesso a esse tipo de financiamento. O NAC te ajuda a saber como e onde solicitar o recurso.

homem de óculos está de lado mexendo em um computador, na tela do computador tem um infográfico, na sua frente tem um papel com desenhos gráficos
Há diversas opções de crédito para abrir um negócio disponíveis em instituições financeiras

Decidiu abrir um negócio, mas não tem recursos próprios suficientes? Será que um financiamento é uma boa ideia para este momento? Não sabe onde pedir esse dinheiro? Calma! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) vão responder essas e outras dúvidas no quadro mensal NAC Responde.

Primeiro, há diversas opções de crédito disponíveis para abrir uma empresa, mas a escolha da linha de financiamento ideal depende do tipo do negócio, do estágio de desenvolvimento, da capacidade de pagamento deste débito, do perfil de risco do empreendedor, entre outros fatores.

Algumas das opções de crédito são:

  • Empréstimos bancários tradicionais;
  • Linhas de crédito para pequenas empresas;
  • Microcrédito;
  • Financiamento coletivo (crowdfunding);
  • Investidores anjos;
  • Capital de risco (venture capital);
  • Programas de incentivo governamental para empreendedorismo.

Confira, a seguir, as respostas do especialista para as principais dúvidas sobre financiamento para abrir um negócio:

Onde conseguir crédito para abrir um negócio?

As instituições financeiras que oferecem linhas de financiamento são os bancos comerciais, as cooperativas de crédito, as agências de desenvolvimento regional e as instituições públicas como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Por que é mais difícil conseguir crédito para um novo negócio?

É, geralmente, mais difícil conseguir crédito para um novo negócio devido ao maior risco percebido pelas instituições financeiras. Os novos negócios muitas vezes não têm histórico financeiro ou garantias para oferecer aos credores, o que torna mais desafiador obter financiamento.

Quais garantias costumam ser pedidas?

Os clientes devem apresentar garantias reais (como hipoteca, penhor, propriedade fiduciária, recebíveis etc.) ou pessoais (como fiança ou aval). Em média, as instituições financeiras solicitam algo em torno de 130% em garantias, sobre o valor do financiamento.

Qual a média de valor que os bancos concedem para esta finalidade?

Não existe um valor fixo, porque depende do tipo e do tamanho do negócio, das necessidades de financiamento e das políticas de crédito do banco.

As linhas de financiamento atendem qualquer negócio? Tem alguma específica para indústria?

Existem linhas de financiamento específicas para diferentes setores industriais, e algumas instituições financeiras podem oferecer programas de crédito direcionados para indústrias específicas, como o setor de energia renovável, por exemplo.

Quais são as dicas do NAC para quem quer tirar o negócio do papel este ano?

A principal dica é: analise as condições operacionais das linhas oferecidas pelos bancos, principalmente as linhas pós-fixadas. Ou seja, que existem indexadores no custo financeiro como a taxa Selic, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a Taxa de Longo Prazo (TLP). Esses índices oscilam para mais ou para menos, de acordo com fatores macroeconômicos.

Para diminuir os riscos e as incertezas, é essencial que a empresa possua um plano de negócios que descreva os objetivos e passos a serem dados que indiquem a viabilidade do negócio.

Outra sugestão é procurar os Núcleos de Acesso ao Crédito (Rede NAC) para uma avaliação mais detalhada.

Tem dúvidas? O NAC Responde!

Todo mês, o NAC Responde, produzido pela Agência de Notícias da Indústria, responde as dúvidas mais frequentes de empresários e gestores na hora de buscar crédito para os negócios.


“Por meio das orientações, o NAC facilita o acesso ao crédito de micros, pequenas e médias empresas industriais. O crédito é essencial para o funcionamento das empresas, seja para viabilizar novos investimentos ou para atender às necessidades rotineiras de caixa”, pontua o gerente de Política Econômica da CNI, Fábio Guerra.


Desde 2015, o NAC, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), assessora MPEs industriais sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, dando suporte com informações sobre documentação, taxas de juros, garantias, número de parcelas, itens financiáveis, entre outras.

Saiba mais pelo site do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) ou entre em contato com a federação das indústrias do seu estado.

Exibições: 13

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço