Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os desafios e a Evolução do Mercado Contábil

Os desafios e a Evolução do Mercado Contábil

“Em reunião da Câmara Setorial de Contabilidade, empresários discutem o novo perfil das organizações frente à inteligência fiscal

A 68° Câmara Setorial de Contabilidade, realizada em junho e comandada pelo presidente do encontro, José Vanildo Veras, e pelos vice-presidentes Wilson Gimenez Júnior e Márcio Shimomoto, com a participação do empresário contábil e diretor da Aescon-SP, Alexandre de Carvalho, discutiu um tema de vital importância para todo o setor: ‘Os desafios de uma nova realidade do mercado contábil’.


‘Não estamos aqui como donos da verdade, mas sim para compartilhar com vocês as nossas impressões e práticas. Por isso é tão fundamental a participação de todos já que, embora concorrentes, somos colegas pensando no fortalecimento do setor como um todo’, destacou José Vanildo Veras.

No natural clima de descontração da Câmara, comportamento que estimula o debate entre os participantes, Veras iniciou o encontro convidando os empresários a embarcarem em uma ‘viagem diferente’.

O presidente da Câmara relembrou a trajetória e a evolução da profissão nos últimos 40 anos, desde a época em que a escrituração contábil e fiscal era feita de forma manual e a folha de pagamento era datilografada, até os dias de hoje, com o advento da internet.

Excessos

Se não restaram dúvidas de que a linha evolutiva trouxe inúmeros benefícios e valorizou ainda mais a profissão contábil, ficou claro que também teve efeitos nocivos, como o aumento da carga tributária e o excesso das obrigações acessórias.

Como lembrou Veras, ao contrário do que muitos pensam, a Inteligência Fiscal passou a exigir ainda mais do profissional. Para se ter ideia, de acordo com estudo da IOB, existem mais de cinco mil normas, sendo que, em média, ocorrem duas alterações por hora. Além disso, são mais de 88 tributos, mais de 100 tipos de documentos fiscais, e mais de 170 obrigações acessórias.

Desafios

De acordo com os empresários, o novo perfil das empresas contábeis requer que sejam repensados os processos dentro das empresas, a diminuição dos serviços repetitivos e braçais, colaboradores treinados e qualificados, entre outras coisas.

Com a era digital, a Inteligência Fiscal requer atenção redobrada dos empresários contábeis. E se a revolução tecnológica facilitou alguns processos, como a importação dos dados, resultou em nova preocupação como a importância de se validar a integridade dessas informações.

‘Com a entrada do Sped, Nota Fiscal Eletrônica, entre outras coisas, qualquer divergência ou erro pode ser identificados pelo Fisco. Se não tivermos ferramentas adequadas para validar os dados, teremos problemas’, advertiu o empresário Márcio Shimomoto.

Wilson Gimenez Júnior ressaltou que é importante os empresários indicarem sistemas seguros para os seus clientes. O empresário também lembrou que, se por um lado o Sped trouxe um maior rigor para o setor, também deu oportunidade para os empresários orientarem os clientes sobre a responsabilidade das informações repassada ao

Fisco.

‘Você mostra para o cliente que tudo o que você faz em seu trabalho está sendo repassado à Receita. Além disso, eu faço demonstrativos para o cliente entender todo o trabalho que tenho com ele, o que dá um valor tangível para o meu serviço’.

Frente a tantas obrigações, os empresários lembraram também a importância de se deixar claro no contrato de serviço o que é de responsabilidade da empresa e o que é de responsabilidade do cliente, para evitar problemas e desgastes futuros. ‘Devemos orientar os clientes.

Por exemplo, eu lembro aos meus que é preciso fazer o backup das notas fiscais, pois a fiscalização irá exigi-las. No entanto, é preciso deixar claro quais são as nossas obrigações e serviços no contrato’, disse o empresário Alexandre Carvalho.”

 

Exibições: 44

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço