Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Panasonic cortará 17 mil empregos nos próximos 2 anos, já NOKIA cortará 7 mil até o fim de 2012

Panasonic

AP Photo

Panasonic: quadro mais enxuto de funcionários até 2013

Plano empresarial para os próximos dois anos estabelece que o quadro de funcionários passe dos atuais 366.937 empregados para 350 mil pessoas antes de março de 2013

japonesa Panasonic anunciou nesta quinta-feira (28/04) que cortará pelo menos 17 mil empregos em todo o mundo durante os próximos dois anos, após ter extinguido outros 17.650 postos de trabalho desde março de 2010.

A fabricante de produtos eletrônicos baseada em Osaka apresentou nesta quinta-feira um plano empresarial para dois anos que estabelece que seu quadro de funcionários, atualmente com 366.937 empregados, ficará com 350 mil pessoas antes de março de 2013.

Em 1o. de abril, a Panasonic completou a absorção da Sanyo, que no final de dezembro de 2009 havia sido transformada em sua filial, e também a da Panasonic Electric.

 

 

 

Nokia 

Outros quatro mil postos de trabalho serão eliminados nos próximos 18 meses, principalmente na Finlândia, na Dinamarca e no Reino Unido


O grupo finlandês Nokia, o maior fabricante de telefones celulares do mundo, anunciou nesta quarta-feira (27/04) que cortará cerca de sete mil postos de trabalho antes do fim de 2012.

A Nokia repassará à empresa de consultoria tecnológica Accenture três mil empregados e o desenvolvimento e gestão de seu sistema operacional Symbian, anunciou a empresa em comunicado.

Outros quatro mil postos de trabalho serão eliminados nos próximos 18 meses, principalmente na Finlândia, na Dinamarca e no Reino Unido.

O anúncio acontece seis dias depois de a gigante finlandesa ter selado sua aliança com a Microsoft para trabalhar com a empresa americana no sistema operacional Windows Phone, a fim de competir com o iOS da Apple e o Android do Google.

Com estas medidas, a gigante finlandesa procura cortar seus gastos operacionais em 1 bilhão de euros para o ano de 2013 com relação a 2010, segundo indicou a companhia em comunicado.

Além disso, a Nokia deve reorganizar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), outorgando a cada um de seus centros uma função específica, o que levará à expansão de alguns e à redução ou ao fechamento de outros.

Os empregados afetados seguirão trabalhando para a Nokia até o fim de 2011, quando terá início um processo de redução de pessoal por fases que concluirá antes de dezembro de 2012, segundo a empresa.

Em virtude do acordo com a Accenture, a Nokia se compromete a adquirir no futuro novos programas e serviços baseados tanto no sistema Symbian como no Windows Phone.

"Na Nokia, temos mais claro o caminho a seguir, que se centra em nossa liderança no mercado de telefones inteligentes e de outros dispositivos móveis", afirmou em comunicado o executivo-chefe do grupo finlandês, Stephen Elop.

Segundo Elop, a Nokia lançou um amplo programa de responsabilidade social para os empregados e municípios que serão afetados pela redução de pessoal, em colaboração com as autoridades locais.

"Vamos oferecer aos que perderem seus empregos uma série de opções, desde o apoio individual para o reemprego e a recapacitação até a realização de investimentos para promover a inovação com vários parceiros, a fim de criar novas oportunidades de trabalho", assinalou Elop.

 

FONTE: Agência EFE 

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço